A nova linguagem de programação da Apple: Conheça o Swift

Com foco em seus colaboradores e desenvolvedores, e para facilitar suas vidas, a Apple lançou sua nova linguagem de programação para concepção de programas e aplicativos para suas plataformas iOS e OS X.  

Trata-se do Swift – rápido, veloz, em tradução livre do inglês. Uma nova “língua”, muito mais ágil, simples, segura e sem as mesmas complicações de seus antecessores, como a Objective-C e C++.

Mas em que aspectos essa nova padronização afeta e melhora o trabalho dos programadores? Quais são suas vantagens? Esse é o principal objetivo deste post: apresentar o Swift e listar suas principais características. Confira!

Swift

Uma das principais novidades da Worldwide Developers Conference (WWDC 2014), o tradicional evento da Apple voltado aos desenvolvedores de softwares e apps,  o Swift foi apresentado pelo CEO da empresa, Tim Cook, e apesar de passar desapercebido pelo grande público e pela maioria dos usuários, tem grande importância no futuro da maçã.

“Swift é rápida. É moderna. Foi projetada tendo a segurança em mente, e oferece um nível de interatividade e recursos de desenvolvimento que nunca foram vistos na plataforma”, afirmou Cook em sua apresentação durante o lançamento da nova linguagem, em São Francisco, nos EUA.

Junto com ela, também foi lançado um ebook gratuito, uma espécie de guia detalhado sobre todas as funcionalidades e recursos dessa nova linguagem.  

apple-swift

Vantagens

Com o Swift, categorias inteiras de erros e interferências serão eliminadas, tornando seu processamento muito mais rápido, fácil e intuitivo, uma vez que a ‘bagagem de C’ e todas as suas complicações difíceis de aprender, entender e trabalhar estão agora com seus dias contados.
Além disso, segundo Cook, os testes realizados mostraram que os códigos em Swift rodam muitos mais rápido do que outras linguagens, como o Python e o próprio Objective C.

Entretanto, essa transição ainda deve levar um tempo para ser concluída, pois será inevitavelmente feita devagar. Por enquanto, será possível misturar os comandos Swift com os códigos Objective C em um mesmo módulo de gerenciamento de memória, uma vez que o primeiro é uma derivação e baseado no segundo.

A nova linguagem também permitirá a integração com as bibliotecas de interface, conhecida como Cocoa, do OS X e do iOS, ambas em C. “Os códigos em Swift podem ser usados em conjunto com códigos em Objective C e C no mesmo aplicativo”, explicou Cook, durante o evento.

apple-swift-programming-language

Objective C

Desenvolvido na década de 80, esse padrão de linguagem perdura até o hoje. Por ser antigo e, até então, nunca reformulado, esse tipo de código apresenta grande complexidade e requer bastante habilidade para possibilitar o desenvolvimento de um aplicativo. Ou seja, um longo treinamento dos desenvolvedores.

Por isso a novidade chega com tamanha expectativa ao mercado e seu lançamento foi cercado por entusiasmo por parte do público presente e demais aficionados por esse segmento.

img0199

Playground

A Apple também está melhorando o ambiente de desenvolvimento de projetos baseados no Swift, o XCode. Nele será incluído um recurso batizado de ‘Playground’, onde os desenvolvedores poderão visualizar o resultado de seus códigos em tempo real, à medida que são escritos.

E aí, leitor, o que achou dessa novidade? Acredita que renderá bons frutos? Ficou animado a desenvolver para plataformas Apple também?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas expectativas conosco!


Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *