Preocupar-se com a ergonomia no local de trabalho, ou mesmo em casa, quando se passa muitas horas em frente ao computador, é uma forma saudável e mais confortável de se reduzir a tensão física e aumentar a produtividade. Dessa forma, escolher uma cadeira de escritório que se encaixa corretamente no seu tipo físico irá evitar distúrbios relacionados à postura, músculos e articulações.
Hoje, existem no mercado diversos tipos de cadeiras para esta finalidade. Entre modelos, cores e preços, há algumas características que você precisa considerar antes de levar sua nova cadeira para casa, já que você vai passar boas horas do seu dia nela.
O assento é confortável e se encaixa na sua forma?
O assento de cadeiras ergonômicas não pode ser muito longo para as pernas, caso contrário, ele irá encostar na parte de trás dos joelhos e impedí-lo de inclinar-se totalmente para trás, contra o apoio lombar. O indicado é que exista um espaço de 2 a 4 centímetros. Muitas cadeiras ergonômicas tem o comprimento do assento ajustável através de bandejas para acomodar diferentes tamanhos de corpo.
Cadeiras ergonômicas tem um assento em forma de “cachoeira”, que se curva para baixo. O assento também deve permitir que o peso do corpo seja distribuído de forma uniforme, prezando pelo conforto.
Procure saber qual o tipo de espuma do estofamento do assento. Espumas de baixa densidade, após uso contínuo, se deformam e não irão oferecer um suporte confortável. Se esse amortecimento for insuficiente ou inadequado poderá causar desconforto e desequilíbrio nas costas e nos quadris. Infelizmente, a melhor forma de saber se a espuma é a ideal, é usando a cadeira por alguns dias.
Altura da cadeira deve ser ajustável?
De preferência, escolha uma cadeira com altura ajustável. É a melhor forma de você encontrar a melhor posição na mesa de trabalho. A maioria das cadeiras possuem ajustes pneumáticos, porém, algumas mais baratas ainda o fazem através de fios e partes mecânicas. Observe este detalhe na hora de escolher a cadeira.
Procure também observar os intervalos do ajuste de altura. Se a cadeira for incapaz de manter os seus pés firmemente no chão, será necessário comprar um apoio para os pés. Além disso, lembre-se que o mecanismo de ajuste deve ser de fácil acesso e funcionar enquanto você está sentado.
O apoio lombar é confortável?
A parte inferior das costas – a região lombar- é a região mais propensa a causar dores e inflamações. É a área que mais sofre pressão se você ficar muito tempo sentado de forma errada ou numa cadeira ruim. Dessa forma, é importante que a cadeira ergonômica tenha ajustes para a lombar. Em geral, esses ajustes são: para cima e para baixo; para frente e para trás.
O primeiro ajuste deve ser feito de acordo com a altura do usuário da cadeira. O apoio deve ficar exatamente no meio da região lombar, proporcionando uma curvatura confortável para o apoio. O ajuste para frente e para trás deve ao mesmo critério. Este ajuste também deve servir para que você não sente muito para frente, nem muito para trás na cadeira.
O encosto é grande o suficiente?
Muitas cadeiras têm apoios grandes o suficiente para fornecer o que é chamado de mid-back. São aqueles volumes laterais que impedem que você deslize para os lados e tenha um apoio reto e perfeito na cadeira. Além disso, a altura do encosto deve compreender, no mínimo, até a altura dos ombros. Outro ponto importante é que o encosto não deve interferir na sua capacidade de mover os cotovelos para trás do tronco.
O encosto reclina?
Ter a possibilidade de reclinar o encosto é uma característica pouco observada na hora de comprar uma cadeira, mas muito importante. Mover as costas enquanto você está sentado ajuda a manter a coluna saudável. Procure cadeiras que permitam reclinar facilmente, proporcionando um bom apoio para as costas em diferentes posturas.
Bloquear o encosto da cadeira em uma posição geralmente não é recomendado para os usuários, pois restringe o apoio fornecido às costas. Além disso, profissionais da saúde defendem os benefícios do uso de cadeiras que suportam sessões dinâmicas, com movimento, ao invés de uma postura estática.
Como é a base da cadeira?
Cadeiras com rodízios ou suportes fixos pouco influenciam na ergonomia. Se o seu ambiente trabalho necessita que você se movimente para um lado ou para o outro, rodízios serão bem-vindos. Se não, não há problema de uma cadeira sem rodas. É mais uma questão de preferência e preço.
Se a escolha for por rodízios, compre uma cadeira com cinco apoios. Cadeiras com apenas quatro apoios tendem a tombar facilmente, aumentando o risco de acidentes.
Você precisa de braços na sua cadeira?
Cadeiras ergonômicas possuem braços ajustáveis. E estes devem ser projetados para serem confortáveis, de preferência almofadados. Ao sentar, você deve ser capaz de se adaptar facilmente à altura dos braços. Você também deve ser capaz de se mover facilmente para, por exemplo, usar o mouse ou o teclado. Cadeiras sem braços não são indicadas porque aumentam o esforço nos ombros, causando fadiga e desconforto.
Você precisa de apoio para os pés?
Na grande maioria das situações, você não deve precisar de apoios para os pés. Você deve ser capaz de sentar-se confortavelmente com os pés confortavelmente apoiados no chão. No entanto, se você precisar de apoio, escolha um do tipo free-standing, que é um apoio montado no chão que permite que você altere o ângulo e a altura do descanso.
Qual o melhor acabamento?
As cadeiras podem ser feitas em uma variedade de materiais de revestimento. Cada um com suas vantagens e preocupações. Vinil é um material fácil de limpar e resistente a líquidos, mas não transpira. No verão é comum que se acumule suor após longos períodos sentado.
Estofamentos de tecido são mais comuns, mas são menos resistentes e mais difíceis de limpar. Um assento de tecido também sofrerá com o calor e umidade, permitindo que ácaros se criem na espuma. Outro acabamento comum é do tipo “tela”, onde um tecido é esticado sobre um quadro de metal. Além de ser confortável e permitir a passagem do ar, não possui custo elevado. Entretanto, acumula sujeira entre as camadas de tecido e não é tão durável quanto cadeiras estofadas. Ao selecionar sua cadeira, pense sobre questões limpeza e manutenção.
Mesmo estando confiante com as respostas para todas as perguntas que fizemos acima, ainda é recomendado que você vá até uma loja e sente na cadeira que deseja comprar. Essa é a melhor forma de você observar se ela é confortável para o seu tipo de corpo. Uma cadeira, normalmente, é um investimento de longo prazo. Portanto, fique atento para fazer a melhor escolha.
E você, qual tipo de cadeira mais gosta? Conte para a gente nos comentários.