Hoje a NVIDIA lança oficialmente a tecnologia Hybrid SLI e a plataforma que a suporta. A idéia do Hybrid SLI é unir uma placa mãe com chipset NVIDIA e uma placa de vídeo GeForce que, através de um gerenciamento inteligente, faz uma ou ambas as placas de vídeo (integrada na placa mãe e a dedicada) funcionarem para atingir menor consumo / dissação de calor / ruído possível ou melhor desempenho.
Deixe Gizmo explicar com mais detalhes: a tecnologia HybridPower (parte do Hybrid SLI) se ocupa de selecionar a placa de vídeo mais indicada para determinados casos. Se o usuário está precisando de poder gráfico (como em um joguinho), o sistema desativa o vídeo integrado na placa mãe e utiliza apenas o vídeo dedicado (ou seja, a placa de vídeo). Se não há carga no sistema (tipo, você está utilizando um processador de texto, navegando em notícias na internet…), o vídeo dedicado é desligado e o integrado na placa mãe toma conta.
Existe também a tecnologia GeForce Boost (também parte da Hybrid SLI) que eleva o desempenho do sistema ao máximo, permitindo colocar tanto o vídeo integrado quanto o vídeo dedicado para trabalharem em conjunto (como um SLI).
Parece brincadeira, mas somente agora em 2008 estamos começando a ver a disponibilidade real desta tecnologia para o público, que é bastante limitada se considerarmos os produtos que a suportam.
Segundo a NVIDIA, o Hybrid SLI (GeForce Boost e HybridPower) é suportado pelas placas mãe com chipset GeForce 8300 / 8200 / 8100 e nForce 780a SLI / 750a SLI / 730a / 720a. No setor de placas de vídeo, as GeForce 9800 GX2 e 9800GTX suportam a tecnologia HybridPower, enquanto que a GeForce 8500GT e a 8400GS suportam a tecnologia GeForce Boost.
As placas mãe para a plataforma Intel e os notebooks que suportam o Hybrid SLI deverão aparecer depois da metade deste ano. Alguns vídeos explicativos sobre o Hybrid SLI podem ser vistos neste link. Já se você quiser ver alguns testes… 1 / 2.