Se você estava esperando pelo novíssimo disco rígido Raptor da Western Digital, finalmente a espera acabou. A novidade agora vem com o nome VelociRaptor.
Atualmente o único modelo é o WD3000GLFS, com 300GB, interface SATA 3Gb/s, 16MB e 10.000rpm. Olhando a foto acima, dá pra perceber que o VelociRaptor é na verdade um disco rígido de 2.5″ integrado em um grande dissipador que o transforma em 3.5″ (chamado de WD IcePAK). Mas não se engane, esse Raptor não cabe em um notebook visto que sua altura (ou espessura, de 15mm) é bem maior que o padrão de 9,5mm.
O tamanho (2,5″) irá auxiliar o VelociRaptor em vários quesitos, como menor tempo de busca, menor consumo, menor dissipação de calor, mas também irá perder alguns benefícios da densidade por trilha (externa) de discos de 3,5″ como a máxima transferência de dados sequencial.
O MTBF foi elevado dos 1,2 milhões de horas do Raptor para 1,4 milhões no VelociRaptor e algumas tecnologias como a RAFF (Rotary Acceleration Feed Forward) e SecurePark foram integradas. A garantia continua em 5 anos e é interessante a WD dizer que o VelociRaptor é compatível com Windows 2000 / XP e Vista.
São quatro cabeças de leitura/escrita, dois pratos (com densidade dobrada em relação ao Raptor ADFD) e taxa de transferência interna sustentada (buffer para o disco) atinge os 120MB/s. A temperatura de trabalho pode variar de 0 ~60ºC, a latência média é de 5,5ms e o tempo médio de busca e escrita cairam de 4,7ms e 5,9ms (Raptor) para 4,2ms e 4,7ms (VelociRaptor). A Western Digital informa que o VelociRaptor pode atingir um desempenho até 35% maior que o Raptor.
O preço é que não será animador para os entusiastas, pois atualmente se cogita a cifra de $300… quase o dobro do Raptor WD1500ADFD (150GB), mas interessante para competir no mercado de discos SAS. Se você acha que o VelociRaptor não dá conta de substituir o Raptor, confira um belo artigo aqui e acolá.