Por determinação do INMETRO na sua portaria 262 de 12/07/2007, a partir de 01/01/2008, os estabilizadores de tensão com potência até 3KVA produzidos e comercializados por fabricantes ou importadores Brasileiros deverão compulsoriamente atender à versão 2006 da norma técnica NBR 14.373.Fruto de um trabalho coletivo com a participação do INMETRO, dos organismos certificadores e da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (ABINEE), a versão 2006 da norma define padrões mais elevados de desempenho para os estabilizadores comercializados no Brasil, com o intuito de oferecer mais proteção e segurança aos equipamentos e seus usuários.
Dentre os inúmeros avanços trazidos pela NBR 14.373:2006 destacam-se.
Ampliação da faixa de aceitação de variações da tensão da rede elétrica, a qual passou de 25% para 45% em 110V e 40% em 220V. O beneficio prático disto é que os novos estabilizadores operam eficazmente mesmo em redes elétricas que apresentam tensões muito baixas ou muito altas, comuns em regiões de veraneio e áreas de intenso consumo industrial ou comercial.
Proteção contra subtensão e sobretensão. Antes opcional, este recurso agora obrigatório desliga automaticamente o estabilizador caso a tensão da rede elétrica atinja níveis muito altos ou muito baixos fora dos seus limites de operação do estabilizador, protegendo os equipamentos alimentados contra queima (tensão muito alta) ou funcionamento errático (tensão muito baixa). O estabilizador volta automaticamente a operar quando a tensão volta ao normal.
Proteção contra sobrecarga. Este recurso assegura proteção ao próprio estabilizador, desligando-o automaticamente caso o usuário tente usá-lo para alimentar equipamentos com consumo superior à sua capacidade máxima, reduzindo a incidência de problemas por queima do transformador.
Proteção contra sobre-aquecimento. Desliga completamente o estabilizador caso a temperatura do seu transformador interno atinja o nível máximo de segurança.
Proteção contra inserção unipolar. Evita que os usuários, especialmente crianças, insiram acidentalmente apenas um dos pinos do plug nas tomadas do estabilizador com risco de choque elétrico no pino não inserido. O Módulo Isolador Estabilizado, dada a sua tecnologia de dupla isolação, é o único produto que nunca apresentou este risco, mesmo permitindo inserção unipolar.
Os revendedores e distribuidores poderão comercializar normalmente, por prazo indeterminado, seus estoques de estabilizadores certificados na versão 1999 da norma e adquiridos até 31/12/2007.
Como o atendimento à exigências da NBR14373:2006 implicou em significativos aumentos nos custos dos novos produtos se comparados aos seus equivalentes anteriores, os preços serão proporcionalmente maiores. A fim de conscientizar os consumidores sobre o valor agregado à nova geração de produtos, a ABINEE, com o apoio dos maiores fabricantes, veiculará a partir de meados de Janeiro uma campanha publicitária educativa.
*** Texto adaptado. Clique aqui para ver a versão original. ****
||teco||
Olá, sou usuário do forumpcs e me interesso pelo assunto, curioso para descobrir qual seria a regulagem de tensão de saida para a variação de entrada de 45%, resolvi ler a normam, e não consegui achar essa informação, ou mesmo a inicial (sobre os 45%). Alguem poderia me ajudar e explicitar o artigo?
[ ]´s
Teco
Admin
Oi Teco,
Demoramos um pouco pra conseguir essa informação junto aos fabricantes nacionais.
A maior variação na saída será de 6%.
Se tiver mais alguma duvida, teremos o maior prazer em tentar ajudá-lo!
Boss
Demian
Com ou sem a norma mais recente, o vício brasileiro de plugar computador em estabilizadores, inteiramente desnecessário, continua sendo uma das maiores causas de danos à fonte de alimentação e já passou da hora das boas lojas de informática retirarem esses elementos de seus catálogos de venda.
Texto suplementar:
http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/05/estabilizador-de-computador-no.html
http://adrenaline.com.br/forum/energia/254007-razoes-pelas-quais-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc.html
Allig
Compre uma fonte com PFC Ativo e seja feliz!!!