O que é LAG e como se livrar dele nos jogos?

LAG é um “fenômeno” que vez ou outra ocorre enquanto estamos jogando uma partida online, seja no computador, videogame ou dispositivos móveis. Por um breve momento, uma linda jogada pode ser arruinada ou mesmo a partida inteira, quando o problema é frequente.

 

Mas você sabe o que é LAG e porque ele acontece? Antes de explicarmos tudo é preciso que você saiba que o termo LAG é utilizado muitas vezes de maneira errada para relatar um momento de instabilidade no jogo. 
A título de informação, LAG é quando um computador está atrasado em sua comunicação com relação a outro computador ou servidor de jogos e ocorre na maioria das vezes, quando esta comunicação é feita por meio da Internet, principalmente a grandes distâncias. 
Sendo assim, note que o LAG, não tem relação alguma com o poder de processamento do seu computador, mas sim com o tempo em milissegundos que os pacotes de dados levam a partir de um computador local até ao seu destino (também chamado de latência). Então, se seu jogo apresenta pequenas travadinhas (stuttering) ou perde quadros por segundo de modo repentino (throttling) causando um efeito visual instável, saiba que não se trata de LAG, mas sim de um problema de performance que seu computador que está enfrentando para oferecer os recursos de que o jogo necessita. LAG só ocorre em jogos online via internet ou em rede, por se tratar de um atraso de pacotes de dados.
Dito isto, agora direto ao ponto. Altos valores de latência são a verdadeira razão do seu jogo apresentar LAG. Em um jogo de ação em primeira pessoa (First Person), o LAG podem fazer com que seu personagem ou os personagens dos demais jogadores se “teleportem” pela tela, interrompem disparos certeiros repentinamente e o jogo pode parecer avançar ou retroceder no tempo, dentre outras bizarrices.

 

A motivo mais comum de um jogo apresentar LAG é se conectar a um servidor de jogo ou a outros jogadores que estão muitos distantes uns dos outros. Se você jogar com pessoas que estão do outro lado do mundo por exemplo, LAG é o que não irá faltar na sua partida.
Mas como saber se seu jogo está ou não apresentando lag? Bom… alguns jogos online, para não dizer a maioria, exibem um valor de “ping”. Este valor é medido pelo jogo, enviando um pacote de dados a partir de um computador local até ao seu destino e, depois trazendo-o de volta. Quanto menor este valor, mais rápido a resposta chegou e melhor será a conexão,  afastando de vez o LAG da tua partida. Enquanto alguns jogos medem este atraso com o termo “ping”, outros utilizam o termo “ms”, que é a abreviação de milissegundos. No Brasil, se conectar a um servidor localizado na América Latina, oferece um valor de “ping” de aproximadamente 35ms, o que é muito bom. Valores acima de 90ms já podem afetar sua partida online com um pouco de LAG. E valores acima de 150ms vão tornar sua partida online um verdadeiro desafio de paciência.

 

Mas o que pode causar o LAG no meu jogo online? Existem múltiplos fatores que podem afetar o seu jogo multiplayer, onde todas elas estão relacionadas diretamente à sua conexão de internet. 
  • Compartilhar a internet com outras pessoas da casa é um pesadelo para os jogos online. Se houver alguém fazendo downloads em alta velocidade ou principalmente se estiver enviando dados, o jogo pode apresentar LAG e até “desconectar” você da partida;
  • Programas em segundo plano fazendo updade, download ou envio de dados. Feche programas em segundo plano, atualizações automáticas do Windows e a sincronização com serviços em Nuvem tais como Google Drive ou o Dropbox;
  • Internet banda larga de má qualidade. Se seu provedor de internet oferece baixas taxas de upload/download ou é instável com momentos de ociosidade na transferência de dados, eu tenho uma má notícia para você. Cancele o serviço deste provedor e assine de outra operadora.;
  • Conexão Wi-Fi. Quer ser um Gamer de respeito? Evite conexões Wi-Fi se lhe houver esta opção. Este tipo de conexão sem fio é muito suscetível a interferências de sinal, mesmo quando seu computador não está longe do roteador;
  • Worms, vírus, spywares e ou malwares podem estar utilizando sua internet. Neste caso, você já sabe… formatar o computador e começar do zero com um bom antivírus pode ser o ideal se seu computador é utilizado por várias pessoas sem o seu controle;

 

Agora que você já sabe que tudo não passa de um problema que se origina basicamente na comunicação pela rede e principalmente pela internet, obter equipamentos e estrutura necessária para minimizar ocorrência de LAG torna-se uma tarefa mais fácil. Tudo o você que puder fazer para garantir a qualidade da conexão, deverá ser feito.
Neste caso, utilize sempre cabos de rede de categoria CAT5e ou CAT6 para evitar interferências eletromagnéticas e perda de sinal. Se quiser conhecer sobre todos os tipos de cabos de rede, confira nosso artigo: Cabos de rede | Entenda as diferenças e principais aplicações
Utilize roteadores cabeados ou roteadores sem fio, que lhe permitam o controle de tráfego, a fim de limitar a largura de banda dos demais dispositivos da residência como smartphones, tablets, notebooks, smart TVs, videogames e outros, liberando taxas de download e upload dedicados ao seu jogo.

 

E por fim e não menos importante, escolha sempre servidores de jogos localizados na América Latina quando estes estão disponíveis. Quando isto não for possível, escolha sempre os servidores localizados próximos ao Brasil como por exemplo, servidores localizados na América do Norte.
Quer sugestões de cabos, conectores, placas de rede e roteadores adequados para sua jogatina online? Consulte um de nossos vendedores. Além de serem fanáticos por tecnologia, são também fanáticos por jogos online! Acesse: www.waz.com.br

Comentários

Comentários


Related Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *