O seu computador pode estar implorando por um pouquinho mais de espaço de armazenamento em disco e quando um upgrade não é possível no momento, gerenciar melhor o espaço utilizado pode lhe render uma boa economia. Pelo menos, por enquanto.
Seja um HD convencional ou unidades SSD, com o tempo de uso, seu computador acaba acumulando arquivos, jogos e aplicativos que não são mais usados. Essas e outras razões provocam lentidão, fazendo com que a o computador perca espaço utilizável e desempenho.
As dicas que apresentaremos a seguir, não requerem a instalação de programas de terceiros ou qualquer outra ação complicada. Com algumas simples ações, você mesmo poderá otimizar o espaço de armazenamento de arquivos do seu computador.

 

1 – Desinstalando programas sem uso

Vamos considerar a regra dos 6 (seis) meses. Se você não utilizou um programa ou jogo por um período de 6 meses ou mais, provavelmente não vai precisar dele instalado no seu computador naquele momento. Desinstale programas que não utiliza mais.
  • No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Adicionar ou remover Programas”
  • Escolha o programa que deseja remover, clique em “Desinstalar” e aguarde o processo

 

2 – Realizando a limpeza de disco

Um recurso útil do Windows é a “Limpeza de Disco”. Neste recurso podemos remover arquivos temporários de instalação, arquivos temporários da internet, arquivos da lixeira e outros.
  • No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Limpeza de Disco”
  • Selecione a unidade de armazenamento. (Exemplo: “C:”)
  • Escolha as opções que deseja limpar, clique em “OK” e aguarde o processo

 

3 – Limpando arquivos do Windows Update

A cada nova atualização do Windows, o sistema mantém uma cópia para que você possa desfazer a atualização ou retornar a um ponto de restauração. Geralmente estes arquivos são grandes e podem render bastante espaço na unidade de armazenamento do seu computador.
  • No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Limpeza do Sistema”
  • Selecione a unidade de armazenamento. (Exemplo: “C:”)
  • Escolha as opções que deseja limpar, clique em “OK” e aguarde o processo

 

4 – Ative o Sensor de Armazenamento

O Sensor de armazenamento do Windows 10 libera espaço automaticamente deletando todos os arquivos que você não precisa. É uma ferramenta muito útil de manutenção, especialmente para quem esquece com frequência de deletar arquivos temporários ou da lixeira.
No Windows 10, digite na Barra de Pesquisa, “Armazenamento” e pressione “Enter”
Ative a opção “Configurar Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora”
Clique no botão “limpar agora”

 

5 – Desligue o recurso de hibernação

O recurso de hibernação do Windows utiliza certo espaço em disco, pois quando o computador hiberna, a função salva o estado atual do seu computador para que você possa continuar o trabalho de onde parou, e grava o conteúdo da memória RAM no disco rígido. Portanto, desabilitar esse recurso pode liberar parte da memória do seu PC.
  • No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “cmd” 
  • Abra o “Prompt de Comando” como administrador clicando com a tecla direita do mouse sobre o nome do aplicativo
  • Digite “powercfg /hibernate off” (sem aspas) e tecle “Enter” para desativar a hibernação. Para ativar novamente, escreva “powercfg /hibernate on”.

 

6 – Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em “Nuvem” é um excelente recurso para guardar suas fotos, vídeos e documentos online ou qualquer outro tipo de arquivos que consideramos como “arquivo morto”. 
Atualmente temos diversos serviços disponíveis, sejam eles gratuitos ou pagos, cada um com suas limitações e vantagens como Google Drive, Microsoft One Drive, DropBox, Mega, iCloud Drive, Box e outros.
No Windows 10, você pode usar OneDrive, o sistema nativo de armazenamento na nuvem da Microsoft..
Esperamos que estas dicas possam lhe ajudar a liberar um pouco de espaço de armazenamento no seu computador e lhe proporcionar ao menos um pouco mais de tempo de planejamento para a aquisição de uma unidade de armazenamento maior ou mais rápida. E quando este for o caso, conte conosco. A WAZ possui a unidade de armazenamento ideal para sua necessidade. Acesse: www.waz.com.br

Comentários

Comentários