Em frente à pandemia de Coronavírus (COVID-19), governantes estão tomando medidas cautelares para tentar conter a contaminação. Dentre estas medidas, a publicação de decretos que especificam o funcionamento de empresas, fábricas e serviços essenciais, são de extrema importância em razão da necessidade por ações que possam conter a propagação de infecção viral, bem como de preservar a saúde da população contra o Coronavírus.
A orientação geral é evitar locais com aglomeração de 10 ou mais pessoas, para serviços essenciais e permitir o trabalho em casa (home-office) nos demais setores. A suspensão temporária dos Alvarás de Localização e Funcionamento e autorizações emitidos para realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas, vem sendo a principal regra nas grandes capitais.
A orientação das autoridades de saúde é permanecer em casa. Sendo assim, muitas empresas e órgãos públicos estão concedendo a permissão para que seus funcionários possam trabalhar em casa.
Para que esta medida seja possível, você precisa preparar o seu ambiente de trabalho de maneira a reduzir qualquer impacto na produtividade. A seguir, alguns pontos importantes para que você trabalhe em casa:

 

Gestão de T.I.

Não importando onde você atualmente trabalha, seja uma pequena, média ou grande empresa, existe um setor de tecnologia envolvido. A Gestão de recursos é essencial para disponibilizar o acesso aos computadores e servidores da empresa, remotamente. Regras de segurança da informação e disponibilidade ininterrupta de conexão com a Internet serão requeridas neste momento.
É papel da empresa e dos gestores mapear possíveis dificuldades. A empresa, através do setor de T.I., deverá conceder acesso remoto aos usuários, informar rotas de endereçamento e disponibilizar aplicativos quando necessário. Seguir as orientações é essencial para o funcionamento da empresa e a continuidade das atividades das equipes de trabalho envolvidas.

 

Comunicação com qualidade

Trabalhar em casa requer uma comunicação clara, objetiva e direta. Garantir uma boa comunicação é essencial para grupos de trabalho. Mas não é preciso investir em telefones com tecnologia VOIP (voz sob IP) ou qualquer outra coisa complexa.
Um bom microfone já é mais do que suficiente para manter a comunicação no trabalho. Por isso um microfone de mesa ou um headset é essencial. Em alguns casos uma webcam será requerida para videoconferências. A maioria das webcam’s possui microfone integrado e estão disponíveis no mercado em diversos tipos de resolução de imagem.
Os notebook’s também já possuem webcam e microfone integrados. Converse com seus colegas de trabalho online e certifique-se que a qualidade do microfone e da imagem estão satisfatórios para uma boa comunicação.
Aplicativos como Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp para manter o contato são muito utilizados. É melhor combinar de acordo com o perfil dos funcionários, evitando a dificuldade de se adaptar a uma tecnologia desconhecida.

 

Velocidade de Internet

Você logicamente irá precisar de uma assinatura de serviços de Internet em casa. Para trabalhos administrativos, altas velocidades não serão requeridas, uma vez que videoconferências e troca de arquivos de texto ou planilhas irão ocorrer sem maiores problemas. Mas em certos casos, altas taxas de download e upload serão requeridas, como por exemplo projetos com arquivos grandes.
De qualquer forma, evite conexões Wi-Fi neste caso e opte por conexões cabeadas. Conexões cabeadas são mais estáveis e rápidas. Talvez seja o momento de estender pontos de rede em sua residência ou disponibilizar um repetidor ou até mesmo um roteador para permitir uma conexão mais estável.

 

Notebook ou Desktop?

Não importa se você vai utilizar um notebook ou um computador do tipo desktop. O que importa é que o equipamento escolhido, suporte os softwares utilizados no trabalho. Verifique junto à empresa os requisitos mínimos que seu equipamento precisa para suportar os softwares e aplicativos.
Outra dica importante é manter seu sistema operacional atualizado e o Anti-Vírus sempre ativo. Não se esqueça que agora, vários tipos de arquivos serão enviados e recebidos por você a partir de seu home-office. Qualquer ameaça eletrônica pode arruinar o trabalho em equipe.

 

A rotina de trabalho

Mesmo em casa, é importante tirar o pijama e se arrumar como se fosse para o escritório. Claro, não precisa colocar terno e gravata ou jeans e tênis, mas é bom estar arrumado para o dia e para uma eventual videoconferência. A prática também ajuda a manter a confiança e evita a preguiça.
Um ambiente sem interrupções facilita na concentração, então é necessário se atentar ao tempo de parada, que pode acabar negligenciado.
Qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. No caso atual, preocupações com a saúde e o cenário incerto prejudicam a todos. Assim, é importante manter um canal aberto para comunicar e sanar dúvidas sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, o modelo de trabalho remoto, as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.
Se você quer estar preparado para iniciar suas atividades em home-office e deseja manter a produtividade, que tal conversar um com de nossos vendedores? A WAZ conta com uma equipe experiente que poderá lhe auxiliar na escolha de periféricos e equipamentos para home-office de maneira eficiente, rápida e prática. Acesse: www.waz.com.br

Comentários

Comentários