Parece que foi ontem, mas o sistema operacional Windows 7 teve mais de uma década de vida, com seu suporte encerrado oficialmente pela Microsoft no dia 14 de janeiro de 2020. Para gestores de T.I uma dor de cabeça. Para equipes de suporte que lidam diretamente com o usuário final, talvez um “graças a Deus”!
Se você foi pego de surpresa, saiba que a Microsoft já vinha avisando aos usuários desde Abril do ano passado que, o suporte se encerraria logo no início de 2020, através de mensagens de update do sistema.
Mesmo após o lançamento do Windows 8, 8.1 e Windows 10, até fevereiro do ano passado, cerca de 40% dos computadores ainda utilizavam o Windows 7, segundo uma pesquisa realizada pela Net Applications. Em uma pesquisa mais recente, realizada pela StatCounter, o Windows 7 até dezembro de 2019 aparecia em 26,79% destes computadores.
Sabemos que o Windows 7, ainda que antigo, caiu no gosto popular daqueles que possuem ainda um pouco de resistência a novos sistemas e que muitas empresas ainda rodam sistemas legados nesta versão. Mas o fato é que tudo possui um ciclo de início e fim. Com o Windows 7 não seria diferente.
Para incentivar a migração dos usuários para o sistema operacional mais recente, a Microsoft tinha até lançado uma campanha de atualização para o Windows 10 de forma gratuita, durante seu lançamento. 
Afortunados aqueles que migraram naquele período pois atualmente, a Microsoft passou a cobrar pela licença. No oficial site da empresa, o Windows 10 Home, em sua versão mais barata, está custando R$ 730,00.
Quem optou por não atualizar o Windows 7, pode se deparar a partir do dia 15 de maneira gradual, com um aviso em tela cheia sobre o término do suporte. Este aviso permanecerá na área de trabalho até que o usuário interaja com ele, o que pode incomodar algumas pessoas.

 

 

Se você é um destes usuários e continuar utilizando o Windows 7 mesmo após o término do suporte, saiba que seu computador ainda funcionará normalmente, mas estará vulnerável a vírus e riscos de segurança. O computador continuará sendo inicializado e executado, mas não receberá mais atualizações de software, incluindo atualizações de segurança, da Microsoft.
Pensando em auxiliar os usuários, a Microsoft criou uma página dedicada a sanar todas as dúvidas referentes ao término do suporte, conforme link a seguir:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/4057281/windows-7-support-ended-on-january-14-2020
Agora que você sabe exatamente o que fazer, que tal dar uma olhada na WAZ? Talvez seja a oportunidade ideal para você atualizar seu antigo computador, já incluindo a versão mais recente do Windows 10, ou simplesmente fazer um upgrade para suportar o sistema. Afinal de contas, se seu computador ainda usa Windows 7, é bem capaz de ter quase 10 anos de vida. Acesse: www.waz.com.br

Comentários

Comentários