Nervana NPP-I – O 1º processador com Inteligência Artificial da Intel

A Intel acaba de anunciar o lançamento do seu primeiro processador com tecnologia de Inteligência Artificial (IA). O Nervana NPP-I, também conhecido com o codinome Springhill é destinado para aplicações profissionais e empresariais, assim como em data centers.

Projetado pelo centro de desenvolvimento da empresa em Haifa, em Israel, Nervana é baseado nos núcleos do Ice Lake de 10nm com o grande diferencial de se utilizar de IA diretamente no processador.

A tecnologia de IA pode acelerar consideravelmente alguns processos, deixando outros processadores voltados exclusivamente para computação, como os Xeon, “livres” para executar suas tarefas mais pesadas de maneira mais eficiente e rápida.

Segundo Naveen Rao, Gerente Geral de Produtos de Inteligência Artificial na Intel, para se alcançar um futuro onde a IA estará em toda parte, é preciso lidar com imensas quantidades de dados gerados e assegurar que as organizações estejam equipadas com o que elas precisam para fazer um uso eficaz desses dados e processá-los onde eles são coletados.

A Intel afirma que grandes corporações parceiras como Facebook, que já começaram a usar o Nervana NPP-I em alguns de seus data centers e espera que outras importantes companhias do mundo da tecnologia se utilizem também do novo processador, conforme a necessidade de poder computacional na área da Inteligência Artificial avance.

Comentários

Comentários


Related Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *