NVIDIA lança software de benchmark para GPU´s

Quem gosta de medir a performance da placa de vídeo, já está acostumado com alguns softwares de benchmark, como por exemplo, o 3DMark, para traduzir a performance em números comparativos.

O problema é que às vezes, existem muitas versões diferentes para cada tipo de tecnologia e muitas destas são aplicações extremamente pesadas para placas de vídeo de entrada.

Pensando nisto a Nvidia lançou hoje, seu próprio software de benchmark chamado FrameView. O software pode ser baixado gratuitamente e promete entregar uma maneira de testar e medir dados durante o gameplay.

Obviamente o software não é tão complexo como o 3DMark, com execuções de gráficos avançados em tempo real. O responsável pelo marketing técnico da Nvidia, Alexandre Ziebert, prefere fazer uma alusão ao software FRAPS, que mede os quadros por segundo em tempo real.

Ainda em versão Beta, o FrameView pode ser baixado gratuitamente e é compatível com a maioria dos jogos. O software traz suporte para jogos desenvolvidos em DirectX 9, 10,11 e 12, além de OpenGL, Vulkan e Universal Windows Platform (UWP).


O FrameView consegue medir fatores como média de frames renderizados, exibidos e mínimos, além de desempenho energético e fatores como performance por watt. O programa também pode ser utilizado com a solução de código aberto PresentMon para captar mais de 30 dados analíticos, que podem ser visualizados em tabelas de aplicativos como Excel.

Todas as informações são exibidas na tela, sem comprometer muito a performance, podendo ainda ser customizado pelo usuário. Na postagem em que revela a novidade, a Nvidia diz que seus engenheiros trabalharam para fazer o novo benchmark ter o mínimo de interferência na hora de medir o desempenho.

O FrameViwer não é exclusivo das placas de vídeo GeForce e Quadro, feitas pela Nvidia. Ele pode ser utilizado para medir a performance de sistemas baseados em Intel e Radeon.

Mas como nem tudo são flores, o software não consegue medir com precisão o consumo de energia em GPUs da AMD, algo que, quem sabe, seja corrigido futuramente em um trabalho conjunto entre as companhias.

 

O software de benchmark Nvidia FrameView pode ser baixado gratuitamente no link a seguir:
https://www.nvidia.com/en-us/geforce/technologies/frameview/

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *