Existe uma certa confusão entre os nomes das placas de vídeo de nova geração, baseadas no chip Polaris, introduzido em 2016 com o lançamento da RX 480.

No mais recente driver de vídeo da AMD, o pessoal do Fórum TechPowerUp revirou o novo driver da AMD e encontrou a menção a um modelo ainda não anunciado, uma RX 640. Com os rumores mostrando que as próximas placas de vídeo da AMD baseadas em arquitetura Navi devem unificar a nomenclatura dos processadores Ryzen e também receber a numeração 3000, o palpite é que a série 600 pode ser um re-brand (dar um novo nome para um produto já disponível no mercado) das Polaris.

Os modelos da série 600 seriam baseadas na microarquitetura Polairs, os modelos da série 3000 viriam baseadas na microarquitetura Navi. Sendo assim, o aparecimento da RX 640 que apareceu no driver da AMD pode se tratar de uma RX 550X rebatizada.

Outro hipótese é a possibilidade das placas Navi chegarem apenas no segmento de mais desempenho, enquanto as Polaris ficariam responsáveis por cobrir os segmentos de entrada e intermediário, em um processo parecido com o que aconteceu nas placas Vega.

Revisões são bem comuns na indústria de placas de vídeo, muitas vezes tentando movimentar o mercado com a introdução de novos produtos. As melhorias podem variar, desde o caso da RX 590, que foi atualizada para uma litografia mais moderna de 12nm, até updates bem mais modestos como foi na RX 580, que ganhou frequências um pouco mais altas que as da RX 480.

Comentários

Comentários