Valve aposta em seu novo Óculos de Realidade Virtual

Durante a PAX East deste ano, a Valve apresentou os detalhes oficiais do seu headset VR  e periodicamente surgem algumas informações do seu dispositivo de realidade virtual. Depois de vazar a página do Valve Index em seu site, grande parte das informações e especificações do novo produto já estavam circulando sobre sua provável data de  lançamento, prevista para o mês de Maio.

Mas antes mesmo da data estipulada a empresa decidiu revelar o seu novo dispositivo e apresentar todas suas informações de lançamento, preços e a anunciar que a pré venda começa no dia 1º de Maio, quarta-feira. O headset VR Valve Index virá em diferentes versões, sendo que a mais básica cotada em US$ 499. A versão mais cara com a base e todos os seus sensores custará US$ 999. Cabe lembrar que, no caso do modelo mais barato, a base e sensores do HTC Vive serão compatíveis.

O Valve Index tem a mesma resolução do Vive Pro, 2880 x 1600 (1440 x 1600 para cada olho) e conta com um display OLED TFT (Thin film transistor) full-RGB-LCD customizado, que tem 50% mais subpixel do que a tela convencional e diminui a percepção de pixels visíveis por conta da proximidade. As lentes FOV também são personalizadas e ajudam a garantir mais nitidez durantes os movimentos.

Para os desenvolvedores a boa notícia é que com o recurso chamado Optical canting, a estabilidade é equilibrada automaticamente.

O destaque fica por conta da taxa de atualização de 120Hz padrão e 144Hz no “modo experimental”, batendo os 90Hz do seu principal concorrente. A Valve ainda deixou claro que apesar de ter uma taxa maior, os jogos projetados para telas em 90Hz serão compatíveis com o dispositivo, assim como as base station 1.0.

Os alto falantes também foram destacados por não serem “colados” aos ouvidos do usuário e com a ajuda dos seus novos drivers, vão entregar um bom e confortável resultado sem a necessidade de encostar nos ouvidos do jogador.

O alto desempenho do Valve Index tem um preço. Para conseguir atingir uma margem de 120/144 FPS em jogos VR, o jogador terá que ter uma configuração razoável em seu PC, diferente de alguns de seus principais concorrentes no mercado como o Oculus Rift S, que deve chegar neste ano.

Os controladores que ficaram conhecidos como “knuckles” foram rebatizados para Index Controllers e tem 87 sensores que identificam movimentos como arremessos, gestos e força, mas a Valve disse que vai revelar mais informações em breve.

Kit VR Completo – $ 999
Valve Index e controladores – $ 749
Valve Index – $ 499 / £ 459
Controladores (2) – $ 279
Base Station 2.0 (1) – $ 14

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *