Helio P90 – O novo processador da Mediatek para smartphones

A MediaTek anunciou nesta última quinta-feira, dia 13/12/2018, o seu mais novo processador do Helio P90 para smartphones e tablets, equipado com a APU 2.0, que representa uma arquitetura proprietária com o objetivo intensificar o processamento em  aplicações de Inteligência Artificial.

O processador octa-core desenvolvido com dois processadores ARM A75 de 2.2GHz e seis processadores A55 de 2GHz, possui ainda uma GPU PowerVR GM 9446 da Imagination Technologies, além da tecnologia CorePilot da MediaTek, que garante um processamento mais eficiente para cada um doa seus oito núcleos.

Em teoria, estas especificações colocariam o Helio P90 quatro vezes mais potente com relação aos modelos anteriores, o que permite realizar tarefas intensivas de aplicações de Inteligência Artificial e obter resultados mais precisos e em menor tempo, além de melhorar consideravelmente a autonomia da bateria dos smartphones.

A tecnologia por trás do Helio P90 também pode ser usada em conjunto com o Google Lens, permitindo aplicações como detecção facial de aprendizagem profunda, embelezamento em tempo real, identificação de objetos e cenas, aplicações de realidade aumentada (RA) e aceleração de realidade mista (RM), além de outros recursos em tempo real para vídeos e fotos.

Os recursos presentes nas de câmeras dos smartphones também podem alcançar melhores resultados utilizando câmeras de 48 MP ou câmeras duplas de 24+16 MP, oferecendo aos usuários os recursos ainda mais avançados de fotografia e filmagem.

Com o chip, é possível efetuar gravações em até 30 quadros por segundo, ou então usar o recurso de câmera lenta para não perder nenhum momento. O dispositivo também deverá ajudar os profissionais de fotografia, pois permite o processamento de arquivos RAW de 14 bits e YUV de 10 bits, fornecendo maior flexibilidade para registrar e processar imagens.

A MediaTek ainda não divulgou quais modelos de smartphones utilizarão o Helio P90, mas já adiantou que os primeiros aparelhos a utilizarem o processador chegarão ao mercado durante o primeiro trimestre de 2019.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *