O “abecedário” da conexão HDMI

A certo tempo atrás, fizemos aqui em nosso Blog, um artigo sobre os diferentes tipos de conexões de vídeo, contando um pouco sobre cada conexão, suas resoluções e recursos.

Hoje vamos falar especificamente sobre a conexão HDMI e seus diferentes tipos de conectores.

O padrão HDMI que conhecemos tão bem nos dias atuais graças a nossos televisores e monitores para computador, foi criado em 2002 e revolucionou a maneira de conectarmos dispositivos capazes de reproduzir áudio e vídeo. Ao longo dos anos este tipo de conexão foi atualizada e recebeu novos recursos como por exemplo a capacidade de exibir imagens em resolução 4K.

Mas não apenas recursos foram implementados. Um cabo HDMI pode possuir na verdade, quase um “abecedário” de tipos de conectores. Nós estamos nos referindo aos tipos de cabos que podem operar com conectores do Tipo A, B, C ou D.

HDMI Tipo-A

Este é o mais comum dos tipos de cabos HDMI. O utilizamos em televisores, computadores, notebooks, videogames, aparelhos de DVD ou Blu-ray, soundbars e inclusive óculos de Realidade Virtal mais modernos. Como deve saber, cabos HDMI com este tipo de conector são facilmente encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos e supermercados.

HDMI Tipo-B

O conector Tipo-B nem mesmo chegou a ser utilizado comercialmente, embora tenha sido criado logo na versão 1.0 do padrão HDMI.

Na verdade, o conector HDMI do Tipo-B era idêntico ao conector Tipo-A, ao menos em seu formato. Porém, apresentava um maior número de pinos, podendo então suportar uma resolução de até 3.840 x 2.400 pixels.

A ideia por trás deste tipo de conector era oferecer uma alternativa ao padrão DVI-D. Mas não foi adotado pelas fabricantes de aparelhos eletrônicos.

HDMI Tipo-C

Lançado junto com o padrão HDMI versão 1.3 no ano de 2006, o conector Tipo-C, ou comumente chamado como Mini HDMI, chegou com os mesmos recursos do conector Tipo-A, apresentando um formato compacto.

Este tipo de conector, devido ao seu tamanho diminuto, foi amplamente empregado na fabricação de câmeras fotográficas, filmadoras, tablets, notebooks e placas de vídeo de uso profissional capazes de suportar múltiplos monitores simultaneamente.

HDMI Tipo-D

Em 2009, junto com o lançamento do padrão HDMI v1.4, surgia o conector Tipo-D, também conhecido como Micro HDMI. Sendo cerca de 50% mais fino que o padrão Mini HDMI, foi amplamente utilizado em gadgets compactos, smartphones, drones e micro câmeras de ação.

Embora muito eficiente em dispositivos pequenos, o padrão de conector HDMI Tipo-D vem perdendo espaço para a conexão USB Tipo-C, que também permite transferir áudio e vídeo de alta resolução no mesmo cabo.

HDMI Tipo-E

O conector HDMI Tipo-E talvez seja o menos conhecido. Isto se dá pelo fato de que este conectores são geralmente utilizados pela indústria automotiva, que requerem conectores mais resistentes a trepidações de um automóvel em movimento. Este tipo de conector também reduz a probabilidade de mal contato por sujeira e umidade.

Conclusão

O padrão HDMI possui diversas versões, cada uma com seus recursos específicos e resoluções suportadas. Uma vez que você identificou qual o tipo de conector seu dispositivo utiliza, lhe resta definir a versão HDMI, o tamanho do cabo que não deve ultrapassar 5 metros de comprimento e o acabamento do mesmo. Talvez um conector HDMI do tipo “L” também lhe ajude a organizar melhor os cabos.

Outro ponto interessante a observar é sobre conectores banhados a ouro.
A durabilidade destes conectores é maior, pois sofrerá menor corrosão por condições climáticas. Mas isto não significa que apresentarão vantagens na qualidade de áudio e video em comparação aos conectores banhados a níquel.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *