O processador do seu computador está esquentando demais? O cooler atual não está dando conta do recado?

Tomar algumas medidas extremas as vezes é necessário. Mas calma… não estou falando de deixar o ventilador doméstico apontado para o gabinete aberto e nem nada tão desesperador a este ponto.

Estou falando de colocar um watercooler com quatro ventoinhas. Isto mesmo… quatro ventoinhas e um radiador duplo.

Hoje vamos dar uma olhada de perto no Liquid Freezer 240 da Arctic e descobrir se a solução da fabricante é o suficiente para processadores de alto TDP, instalados em sistemas menores.

Ao abrir a embalagem do produto você vai encontrar dois retentores para montagem em processadores AMD e Intel, um kit de parafusos, um backplate para sockets Intel, quatro ventoinhas, o watercooler já montado e um sachê com pasta térmica MX-4 da Arctic.

Temos aqui, compatibilidade com processadores Intel com socket LGA 1150, 1151, 1155, 1156 e 2066, além de compatibilidade para processadores AMD com socket sTR4, AM4, AM3+, AM2+, FM2+ e FM1.

Não há muito a dizer sobre o radiador. Apenas que ele possui 272mm de comprimento por 120mm de largura, com aletas fabricadas em alumínio, como era de se esperar.

As mangueiras são lisas, com 326mm de comprimento, permitindo um bom ângulo de curvatura dentro de gabinetes apertados.

O bloco da bomba é espaçoso e tem um belo acabamento em black piano. A bomba dágua consume apenas 2 watts de energia.

As quatro ventoinhas escolhidas para este watercooler são do modelo F12 PWM PST, com fluido dinâmico nos rolamentos.

Elas possuem controle de rotação e utilizam a tecnologia PWM Sharing Technology, que permite que todas as ventoinhas recebam o sinal PWM de controle.

Elas são montadas com hélices brancas, montadas sob um quadro preto. A fabricante especifica que o fluxo de ar de cada ventoinha pode chegar até 74CFM em rotação máxima de 1.350RPM.

Okay! Mas vamos falar da capacidade de refrigeração. O Liquid Freezer 240 é capaz de dissipar o calor de incríveis 350 watts de potência.

Para você ter uma ideia, do quão isto é suficiente, um processador AMD Threadriper 1950X com 16 núcleos e 32 Threads possui um TPD de 180W.

Isto significa que os processadores de maior TDP do mercado serão tranquilamente suportados pelo Liquid Freezer 240.

A principal vantagem deste watercooler é ter uma capacidade de dissipação igual ou melhor que os modelos de radiador triplo de 360mm, cabendo em gabinetes que não suportam radiadores tão grandes.

Outra vantagem é permitir a instalação de apenas duas ventoinhas para processadores com valores de TDP modestos, proporcionando ainda mais silêncio de operação.

O Liquid Freezer 240 em sua revisão mais recente com a caixa azul, já está totalmente preparada para processadores AMD Ryzen e Ryzen Threadripper.

A versão anterior embalada na caixa branca, não possui o kit de montagem AM4. Porém, a fabricante oferece o kit gratuitamente para consumidores através de contato com a central de suporte ao cliente.

Legal né?
Pare de esquentar seu processador e sua a cabeça procurando soluções térmicas realmente eficientes para sua CPU e acesse www.waz.com.br.

A WAZ é o lugar certo para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários