Sempre tem aquele amigo quem não abre mão de coolers refrigerados a ar, não é mesmo. E pra esse pessoal, tamanho é sim documento.

Hoje, faremos uma análise do Venom VooDoo, um CPU cooler fabricado pela Akasa de tamanho avantajado e bastante chamativo.

CONTEÚDO

O Venom Voodoo tem uma embalagem bem grande.

Dentro dela temos os kits de instalação para sockets Intel e AMD, arruelas de borracha, parafusos de fixação, um cabo adaptador de energia de 4 pinos, uma seringa com pasta térmica, duas ventoinhas de 120mm e o cooler. Todos muito bem embalados.

cooler-akasa-para-processador-D_NQ_NP_911511-MLB20570585155_022016-F

DESIGN

O design como eu já disse é um tanto… chamativo. Pra não falar escandaloso. Mas isso é uma questão de gosto e deixamos isto pra cada um de vocês decidir.

Aqui as pás das ventoinhas são totalmente amarelas.

A Akasa brinca com preto e ameralo em todo o cooler, incluindo uma peça decorativa que fica na parte superior e recebe uma grade do tipo colméia com um logotipo da série Venom em prata.

Quando totalmente montado, ele fica até bonitão.

AK-CC4008HP01_g01

ACABAMENTO

O acabamento dos componentes deste cooler é bom, e é mais voltado para a facilidade de montagem e redução do peso total.

As aletas de alumínio são bem recortadas e sem deformidades, com uma boa massa total o que dá uma sensação de peso bruto muito bem distribuído.

Cada uma das ventoinhas possui um cabo de energia com revestimento do tipo sleeve na cor preta.

E falando em ventoinhas elas são da série Viper da Akasa, com as pás do tipo S-Flow e rolamentos com fluido.

Além disto são fixadas aos encaixes do cooler por pinos de borracha anti-vibração.

Quantos aos Kits metálicos e demais peças plásticas, elas cumprem muito bem seu papel.

41802478_AK-CC4009EP01_g031

ESPECIFICAÇÔES

A seguir, algumas das especificações do Venom Voodoo.

Especificações Técnicas

  • Sockets Intel: 775, 1155, 1156, 1366, 2011
  • Sockets AMD: AM2, AM2+, AM3, AM3+ e FM1
  • Dimensões: 131 x 129,5 x 163,5 mm
  • Aletas: Alumínio
  • Base: Alumínio
  • Heatpipes: 6x heatpipes em cobre
  • Ventoinha: 2x de 120 mm
  • Rotação: 1900 rpm
  • Fluxo de ar: 83,63 cfm
  • Consumo máximo: 2x 2,0 W
  • Nível de ruído: 28,89 dBA
  • Peso: 1,065 kg

32542_1349436841_g

CARACTERÍSTICAS

O dissipador do Venom Voodoo é projetado para suportar duas ventoinhas.

A instalação delas é extremamente fácil. Como elas já vem pré encaixadas em um suporte, basta pressionar cada ventoinha contra a lateral do cooler. Simples assim.

A ventoinha tem um nível de ruído aceitável em baixas rotações com 28dBA, e em rotação máxima cerca de 48dBA que já é bem mais silencioso que o cooler Box da Intel que chega até a 54.

Os conectores de energia são de 4 pinos (PWM), pra você monitorar e controlar a rotação, através da Placa-Mãe ou através de softwares de gerenciamento.

Se sua Placa-Mãe só possui um conector de energia, o Venom Voodoo já vem com um adaptador pra facilitar sua vida.

O Kit inclui pasta térmica.

105497-5-cooler_cpu_akasa_venom_voodoo_ak_cc4008hp01v2_box-4

PERFORMANCE

Com duas colunas de seis heatipepes que se estendem até a base, o Venom Voodoo permite o contato direto com o processador.

Nos testes realizados com um processador Intel i7-860 que tem um TDP de 90W, O Venom Voodo conseguiu manter o processador com carga máxima de processamento em 50Cº.

Pra você ter uma ideia de comparação, o cooler box com o mesmo teste, manteve o processador em 90Cº. O cooler da Akasa conseguiu ser 44,5% mais eficiente que o cooler Box e 11,2% mais silencioso.

Considerando a pasta térmica da Akasa e sua qualidade, é possível melhorar a refrigeração com o uso de uma outra pasta mais eficiente.

akasa_venom_voodoo_023

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Venom Voodoo é muito grande.

Não só muito grande, mas muito pesado também, com mais de 1Kg de massa bruta. Um legítimo peso pesado dos cooler refrigerados a ar.

Já deu pra entender que é um produto voltado para quem possui processadores com alto TDP e que não abrem mão de air coolers.

O legal dele é que da pra fazer um visual bem interessante no interior do gabinete brincando com cores RGB de outros componentes e com a ajuda de outras perfumarias. Mas isso se for o caso do seu sistema.

Para quem prefere e possui um sistema mais sóbrio, vai acabar transformando o visual interno do PC em um carnaval, com o cooler chamando mais a atenção do que qualquer outro componente.

Se seu gabinete comporta o tamanho monstro do Venom Voodoo, sem colidir com outras peças e você é membro do clube do bolinha que não gosta de Watter Cooler, esse é um modelo muito bem vindo.

Gostou Venom Voodo? Se gostou, acesse www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários