Hoje faremos a análise do TD02-E. Um watercooler de sistema fechado da série Tundra, fabricado pela consagrada Silverstone.

DESIGN

O projeto de design do Silverstone Tundra Series TD02-E não é muito diferente da maioria dos watercoolers do mercado, fabricados a partir de 2013, mesmo este sendo um modelo em uma edição revisada.

Se nortarmos de perto, a diferença básica mesmo fica por conta do bloco do watercooler, que possui a parte superior fabricada com um design em black piano e com uma retro iluminação led na cor branca para o logotipo da Silverstone. O que confere um toque especial para quem curte gabinetes com janela lateral.

Silverstone_Tundra_TD02_E_rank

O suporte das ventoinhas é preto, enquanto as hélices são totalmente brancas.

Um detalhe interessante do radiador é que ele possui um acabamento em acrílico nas laterais, servindo não somente para proteção, mas também para refletir um pouco da iluminação led caso seu gabinete tenha ventoinhas iluminadas ou fitas de led.

DSC_1804-800x524

ACABAMENTO

O acabamento é o que se espera de um produto Silverstone. Ou seja, qualidade desde os acessórios até os componentes essenciais.

Temos o radiador com aletas em alumínio bem recortadas, peças do kit de montagem reforçadas, cabo de alimentação da bomba do watercooler com revestimento do tipo sleeve e o uso de ventoinhas de qualidade premium da fabricante.

As mangueiras, com 310mm de comprimento, são lisas e permitem bons ângulos de curvatura para uma instalação fácil, independente do gabinete escolhido. Assim fica fácil instalar o TD02-E em gabinetes apertados ou montá-lo em diferentes arranjos de posicionamento nos gabinetes mais espaçosos.

A base, como esperado, é produzida em cobre e é bem fabricada com uma usinagem perfeita.

As ventoinhas possuem um recorte interessante na extremidade, parecido com pequenas barbatanas. Segundo a fabricante, este acabamento nas pás das ventoinhas garante não somente uma menor vibração, como também uma diminuição no ruído considerável quando em rotação máxima.

silverstone-sst-td02-e-tundra-complete-water-cooling-240mm-wase-246-53074-1

RECURSOS

O TD02-E é um watercooler compatível com processadores Intel e AMD e bem mais versátil neste quesito com relação ao modelo antecessor TD02.

Dentre os sockets compatíveis com a plataforma Intel, temos:

LGA775
LGA115X
LGA1366
LGA2011
LGA2011-v3
LGA2066

Dentre os sockets compatíveis com a plataforma AMD temos:

AM2
AM3
FM1
FM2

O socket AM4 para os mais recentes processadores Rysen, não é suportado. O que realmente é uma pena. Mas o TD02-E possui uma edição V2 específica para suportá-los.

Falando um pouco sobre ventoinhas, temos um par de ventoinhas de 120mm, com velocidades que variam entre 1.500 a 25.000 RPM, além do controle de rotação (PWM) através de um conector de 4 pinos a ser conectado diretamente na Placa-Mãe.

O nível de ruído fica em torno dos 18dBa aos 35dBa, o que é bastante aceitável para um watercooler de radiador duplo. O fluxo máximo de ar produzido chega até 92.5CFM.

A bomba d´água tem um motor com velocidade até 2.500RPM e opera com tensão de 12v, garantindo uma circulação adequada para o líquido refrigerante do sistema.

Silverstone-TD02-E-Accessories

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pesando 1.5kg, o TD02-E é um watercooler projetado para um nível de ruído menor e uma instalação aprimorada com relação ao modelo anterior TD02, oferecendo assim uma maior compatibilidade com diferentes soquetes.

Mas este nível de ruído reduzido, certamente teria um preço em seu desempenho.
O TD02-E em condições específicas pode perder em capacidade máxima de arrefecimento para modelos como o Nepton 250 da Cooler Master, o Corsair H110i e até mesmo o TD02 antecessor.

Portanto não seria a escolha mais adequada para overclocks extremos ou para processadores com alto TDP. O que não impede seu uso neste cenário, claro. Pois o Tndra TD02-E possui uma capacidade muito boa de arrefecimento.

Com relação ao “custo x benefício”, ao menos o nível de ruído reduzido e a iluminação led do bloco contam com um diferencial no momento da escolha do watercooler ideal para você. E este é o foco do produto.

Este e muitos outros produtos da Silverstone você encontra na WAZ

Então, se você gostou do TD02-E, acesse www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários