Análise: Gaveta Externa Vantec NexStar GX

Você já deve ter percebido que os SSD’s produzidos no padrão SATA, estão se popularizando cada vez mais. Ainda que sejam caros atualmente, estão bem mais baratos que a um certo tempo atrás.

Com isso, muita gente está fazendo upgrade de seus HD’s convencionais e migrando para os SSD’s. Sem mencionar também aqueles que estão adicionando mais unidades SSD’s aos seus computadores.

Okay. Mas o que fazer com aquele HD ou SSD de capacidade menor que você tirou do seu notebook?
A resposta é simples. Oferecer uma utilidade para esta unidade de armazenamento.

Hoje vamos dar uma boa dica para você aproveitar seu disco de armazenamento antigo. Estamos falando da NexStar GX NST-271C31-BK da Vantec. Uma gaveta externa para unidades de 2.5 polegadas, com interface USB 3.1 Tipo-C de 2ª geração.

ACABAMENTO

A NexStar GX é uma gaveta bem, discreta.
A ideia aqui, é se parecer mesmo com um HD externo convencional com interface USB. Porém, com uma melhor refrigeração e oferecendo taxas de transferências ainda maiores.

Para isto a gaveta é fabricada em alumínio para uma dissipação passiva de calor, contando ainda com furações na parte frontal.

A gaveta possui cantos arredondados e o logotipo da fabricante no topo.

CARACTERÍSTICAS

Com dimensões de 125mm x 78mm x 20mm, a gaveta suporta um HD ou SSD de 2,5 polegadas, sejam eles do padrão SATA I, II ou III.

Ela também suporta discos mais altos com 9.5mm, assim como os convencionais de 7mm, sem problemas.

Com uma interface USB 3.1 de 2ª geração é possível alcançar uma taxa de transferência de até 10Gbps.

E se você não possui uma porta USB 3.1 do Tipo-C, não se preocupe. O NexStar GX acompanha dois cabos. Um cabo USB do tipo C e outro do Tipo A, que é padrão este o mais comum encontrado nos gabinetes e Placas-Mãe do mercado.

É claro que você pode conectá-la a uma porta USB v3.0 ou USB v2.0, mas a taxa de transferência ficará limitada à velocidade da interface. Ou seja, 5Gbps e 0,48Gbps respectivamente.

Outra característica importante é que a NexSatr GX não utiliza fonte de alimentação externa. A energia é fornecida unicamente pela porta USB.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pesando cerca de 170g, a NexStar GX é compatível com Windows 7 / 8 e 10, além de Mac OS X 10.6 ou superior, sem a necessidade de instalação de qualquer driver. A fabricante especifica que unidades de armazenamento de até 2TB são compatíveis.

Sendo assim este modelo torna-se  compatível com PC’s, Notebooks, Macbooks e Chromebooks.

A gaveta acompanha os parafusos de fixação, uma chave, dois cabos USB e um guia de instalação rápida.

Ter um disco portátil de backup do seu sistema ou simplesmente armazenar seus arquivos, sem dúvidas é interessante. Principalmente quando estamos dando uma sobrevida a uma unidade de armazenamento que supostamente seria descartado.

Se você gostou da dica, acesse www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos da Vantec para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *