Análise: Headset Corsair VOID PRO Carbon RGB Wireless

Com uma infinidade de modelos e especificações diferentes para fones de ouvido, você certamente já teve dúvidas sobre qual escolher.

Hoje, para lhe deixar um pouco mais informado e tranquilo sobre um modelo em específico, vamos falar sobre o VOID PRO RGB Wireless.

Apesar da Corsair também oferecer a versão normal do headset VOID e a versão cabeada USB, ao longo desta análise, faremos breves comparações com o melhor modelo da linha anterior, o  Corsair Vengeance H2100, que até então era o melhor headset wireless da fabricante.

Mas vamos logo ao que interessa e vamos começar nossa análise.

Design

Pense em um headset estiloso e moderno. Esse é o VOID PRO RGB, sem sombra de dúvidas.

A Corsair mudou radicalmente o design de seus fones de ouvido da linha atual. Para isto, a fabricante contou com a ajuda de engenheiros da BMW para reformular todo o aspecto do headset.

O resultado é um produto lindo e com formas arrojadas. Disponível na cor preta no modelo Carbon e também em amarelo, o headset possui além de iluminação LED RGB, laterais em black piano com o logotipo da fabricante em destaque.

Os botões seguem o estilo dos painéis de automóveis e um desenho nada convencional das conchas, que dão um toque a mais de sofisticação ao produto.

Tanto o cabo USB quanto o receptor wireless, possuem detalhes especiais em preto e amerelo, para os modelos de cores disponíveis deste headset.

Acabamento

Gostei muito do acabamento do VOID PRO RGB. Em especial, nas hastes giratórias. Elas que se parecem bem mais resistentes e flexíveis do que as hastes utilizadas no Corsair Vengeance H2100.

As conchas possuem espumas de memória, revestidas com tecido e costuradas com couro sintético. A mesma espuma está presente na parte interna do topo do arco.

Seus botões são grandes e com uma boa resposta ao click.

O botão de volume não é de rolagem livre. Ele utiliza molas e possui click. O que não pareceu ser a melhor das ideias para um controle de volume que é acionado com frequência.

Mas construção do microfone se parece frágil demais e provavelmente ficará frouxo com um certo tempo de uso, mesmo que você seja cuidadoso ao manuseá-lo.

Ergonomia

Ergonomicamente falando, este é um dos headsets mais confortáveis da fabricante até este ano de 2018. Isto porque o VOID PRO RGB é muito leve, mesmo com o peso extra das baterias na versão wireless.

Apesar do formato esquisito das conchas, o conforto é realmente agradável, mesmo após longas horas de uso. Não há pressão excessiva exercida na cabeça e portanto não será um problema para quem usa óculos.

Recursos

Este é um Headset Wireless 7.1 Surround, com iluminação LED RGB personalizável.

Graças ao seu receptor de 2.4GHz USB, o fone pode ser utilizado por até 10 metros de distância, com uma conexão totalmente estável, dependendo é claro, da quantidade de obstruções que possam interferir no sinal, como paredes e móveis.

A iluminação é totalmente personalizável através do software da Corsair e pode ser sincronizado com outros dispositivos RGB da fabricante.

Seu microfone possui cancelamento de ruído e haste móvel. Os botões físicos do headset incluem um botão de “Power” e outro para silenciar o microfone.

O que não faz muito sentido, uma vez que para silenciar o microfone, basta levantar a haste.

Seria esta, uma preocupação da fabricante em tem uma segunda opção para silenciar o microfone para quando a haste comece a ficar frouxa após certo tempo? Só o tempo de uso poderá confirmar isso.

Citando um recurso muito legal, o headset conversa com você. Isso mesmo. Uma voz feminina avisa com frases em inglês quando alguns recursos são ativados ou desligados, ou quando você muda os perfis de áudio, oferecendo uma confirmação audível daquela ação.

O software da Corsair, oferece uma boa lista de pré equalizações de áudio e permite ainda uma sintonia fina manual.

E por fim, é possível mudar as pré equalizações através do botão físico de volume, que funciona como se fosse o click de um scroll de mouse.

Áudio

Agora vamos falar do aspecto mais importante em um Headset… a qualidade de áudio.

Confesso que eu esperava um pouco mais do VOID PRO RGB. Isso porque a melhor referência que eu tinha até então era o H2100.

O som no VOID PRO RGB parece mais abafado e mais distante do que o som apresentado pelo H2100.

Isto não significa que o áudio é ruim ou que não exista um certo equilíbrio. Pelo contrário.

Faltava apenas um pouco mais de equilíbrio entre os graves e agudos. E apesar de ser possível equalizá-lo, ainda sim o áudio não fica tão bem equilibrado quanto o Vengeance H2100.

Em compensação se tem uma orientação espacial muito boa com o 7.1 Dolby. Os sons em jogos parecem se destacar bem melhor do que no Vengeance H2100.

Com drivers de 50mm o volume é suficientemente poderoso. Ainda sim é inferior em potência com relação ao Vengeance H2100.

E falando do microfone, como eu já esperava, não merece grande destaque. Na verdade ele possui uma qualidade mediana, com bom cancelamento de ruído, mas com uma captação sem muita fidelidade da sua voz.

Cumpre seu papel para chat online, mas não é adequado para Live stream por distorcer demais o áudio captado.

Considerações finais

Como pontos positivos podemos citar seu design único, um conforto sem igual, melhorias de projeto consideráveis na resistência dos materiais empregados na sua produção, uma ótima percepção espacial 7.1 Surround, baixo peso e um excelente isolamento de barulhos externos.

A iluminação LED RGB é legal? Sim, é legal. Mas legal somente para quem te vê usando o VOID PRO RGB, uma vez que você não conseguirá ver nada disto com o Headset na cabeça.

Como pontos negativos temos uma duração de bateria mediana, uma gasto ainda maior de bateria quando os LED’s estão ligados, um som um pouco abafado, uma captação e reprodução mediana da sua voz e uma haste de microfone que inspira pouca confiança quanto a durabilidade.

Mesmo utilizando drivers de 50mm, o VOID PRO RGB é consideravelmente mais leve e menor que o Vengeance H2100, o que é ótimo.

Em compensação a Corsair optou por remover o cabo de extensão para o receptor wireless na embalagem e por não utilizar um cabo USB com pontas transparentes como no H2100, que facilitava a visualização do led indicador de carga da bateria.

Para quem já possui o Corsair Vengeance H2100 da linha anterior, creio que a troca pelo VOID PRO RGB não se justificaria sozinha, a não ser pelas questões ergonômicas.

Ambos tem seus pontos positivos e negativos, mas como qualquer periférico, a escolha deve ser pessoal, considerando cada consumidor e suas preferências individuais.

Este é um ótimo headset para gamers, com certificação Dolby e certificação Discord, mas não um excelente headset para os audiófilos de plantão.

Seu preço também é um pouco salgado, fazendo com que o consumidor considere as opções das demais marcas, como por exemplo a Logitech, por um preço mais acessível.

Gostou do VOID RGB PRO RGB? Então acesse www.waz.com.br. Lä tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

Diga pra gente nos comentários o que você achou desta análise. Eu vou ficando por aqui e até mais.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *