À medida que a mobilidade e a consolidação de dados na nuvem ganharam força, começaram a surgir gargalos no armazenamento e no fornecimento de dados. Os Data Centers precisavam não somente operar de maneira mais eficiente, como também trafegar dados de maneira mais rápida.

Seria necessária uma nova tecnologia e uma nova arquitetura no mercado de infraestrutura empresarial.

Uma empresa fundada em 2004, foi a pioneira na iniciativa de acelerar a Ethernet. A Aquantia reconheceu a necessidade de soluções Ethernet Multi-Gig que pudessem atender a uma variedade de mercados e produtos nas duas extremidades da rede, onde os dados são armazenados e onde estão sendo consumidos, onde os gargalos estavam se desenvolvendo rapidamente.

A empresa concentrou-se no desenvolvimento de produtos inovadores para a conectividade de Data Centers em 2012, com primeiro MAC integrado 10GBASE-T do mundo para servidores.

Em 2014, a Aquantia introduziu uma nova tecnologia Ethernet Multi-Gig no mercado de Infraestrutura Empresarial, junto com a Cisco e outros co-fundadores da Aliança NBASE-T. A tecnologia Multi-Gig Aquantia foi pioneira como referência para o padrão 802.3bz que foi ratificado pelo IEEE em setembro de 2016.

Este padrão é agora a base para todas as novas implementações de Multi-Gig nos cabeamentos Cat5e e Cat6 empresarial, SMB e SoHo.

Reconhecendo a necessidade de uma nova classe de arquitetura de conectividade nos Data Centers da Hyperscale, em 2016 a Aquantia introduziu o QuantumStream, uma tecnologia 100G inovadora. Continuando a cadência constante de inovação, em 2017, a Aquantia introduziu uma nova classe de produtos Multi-Gig combinando suas tecnologias PHY Multi-Gig com um controlador de classe empresarial para atender a próxima geração de conectividade do cliente em PCs, colaborando com vários OEMs de PC.

Em 2017 A Aquantia anunciou duas novas placas ethernet com conexão PCI Express, rotuladas como AQtion AQN-107 e AQN-108.

O modelo AQtion AQN-107 possui suporte a ethernet 10GbE, enquanto o AQN-108 suporta 5GbE.

Esses novos adaptadores utilizam o padrão IEEE 802.3bz. Isso significa que eles podem operar com velocidades de 100 Mbps até 10 Gbps, no caso do AQN-107.

Os modelos são compatíveis com os cabostipo Cat 5e e Cat 6, mas é necessário que o switch de rede também suporte a tecnologia.

A Aquantia continua olhando para o futuro, procurando continuar a abordar os ciclos de atualização Multi-Gig em mercados existentes e novos, esperando ver um grande aumento na demanda para conectividade Ethernet LAN de múltiplos Giga para plataformas de consumidores finais, profissionais, gamers, onde se deseja uma rápida transferência de dados com tempos de resposta velozes”.

Mas a tecnologia não está disponível apenas em placas do padrão PCI Express. Algumas das grandes fabricante de Placas-Mãe já estão começando a utilizar controladoras de rede Aquantia para internet de 5 Gb.

Uma das primeiras Placas-Mãe do mercado foi a ASRock Fatal1ty X370 Professional Gaming e muito provavelmente este será o padrão das Placas-Mãe de alta performance, seja para entusiastas em Hardware, profissionais ou jogadores hardcore.

Comentários

Comentários