Análise: G.Skill RipJaws KM780R MX

Você provavelmente já deve conhecer a G.Skill a sua linha de memórias RipJaws. Mas a  fabricante não se restringe somente a este componente. Ela também fabrica periféricos gamer.

Com iluminação LED e um design mais agressivo, o teclado RipJaws KM780R MX, é uma aposta da G.Skill para o público que quer um periférico gamer, sem gastar uma fortuna.

Confira a análise completa deste teclado:

DESIGN

O projeto de design do KM780R MX é o seu maior destaque. A empresa responsável por este design se chama Cre8 Design, e também projeta para outras grandes marcas como Asus e Corsair, não é coisa da sua imaginação se você achou ter visto algo familiar neste teclado.

A capas das teclas (Key Caps) por exemplo, são idênticas às teclas dos modelos K95 e K70 da Corsair, utilizando inclusive a mesma fonte e um duto percorre todo o teclado, que na parte superior funciona como um trilho.

Na lateral temos dois enfeites com a marca G.Skill e um descanso para os pulsos que dão um aspecto poligonal ao design.

Completando o projeto, temos um acabamento em alumínio preto escovado, iluminação Led, indicadores luminosos e o logotipo da G.Skill no topo.

61_wzl05ijl._sl1000_

ACABAMENTO

O KM780R MX possui um chassi feito em alumínio escovado, que se encaixa sob uma base de materiais plásticos compostos.

As capas das teclas ainda são as mesmas produzidas desde 2013 para a maioria dos teclados mecânicos daquele período.

O cabo tem revestimento em nylon, sendo do tipo slleve e seus conectores USB e P2 são banhados a ouro para garantir uma boa condutividade.

Os pezinhos são bem robustos e com amplos apoios emborrachados.

g-skill-ripjaws-km780r-mx-mechanical-gaming-keyboard-cherry-mx-brown-49e2eb3d0dafc0c3ee3fcc6d67a32aac

ERGONOMIA

Ergonomicamente falando, o KM780R MX não é muito diferente de outros teclados mecânicos do mercado, tendo em vista a sua disposição tradicional de teclas.

Todas as teclas são côncavas, com exceção da barra de espaço, que é convexa.

Este teclado utiliza switches do tipo Cherry MX Blue. Mas outros modelos com teclas MX Red e Brown estão disponíveis.

Para quem não sabe, as teclas Cherry MX Blue são aquelas que dão a sensação táctil ao pressioná-las, além é claro do característico barulho do clique.

E sim, isto o torna extremamente barulhento durante a digitação ou jogatina.

Como todo periférico, a preferência por teclas MX Blue ou não é uma questão pessoal.

Eu, ao menos particularmente, não gosto da sensação táctil e nem do barulho provocado pelos grampos metálicos das teclas.

Ajuste de inclinação e um prendedor de cabo para Mouse são outras características ergonômicas deste teclado.

111468-2-Teclado_USB_GSkill_Ripjaws_KM780R_MX_Red_Preto_GK_KSR1C2_KM780RS10NA_111468-4

RECURSOS

O KM780R MX possui retro iluminação vermelha, com três níveis de intensidade de brilho, definidas por uma tecla exclusiva.

Além das 6 teclas “G” dedicadas para macros, configuráveis através de seu software, a função também pode ser ativada pelo usuário em tempo real através de uma tecla dedicada para gravação e ainda permite armazená-las em até três perfis.

Ao lado das teclas de perfil, há três outros botões. Um desliga a tecla Windows, o outro controla os níveis de iluminação e o último da direita é um timer, que pode ser configurado através do software.

O teclado possui teclas multimidia com controle de volume acionável por scroll, uma porta USB para periféricos e conectores P2 para fones de ouvido.

Também há uma pequena chave seletora que troca o anti-ghosting do teclado para uma  maior compatibilidade com algumas BIOS e Sistemas Operacionais.

93b

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A G.Skill contratou uma das melhores designers, utilizou uma das melhores fabricantes de componentes e utilizou um dos melhores switches do mercado.

Se não fosse pelo fato de utilizar capas de teclas não tão bem otimizadas para o uso com retro iluminação, seria um dos melhores teclados do mercado.

Aqui, o que fará você determinar a escolha por este modelo frente aos outros disponíveis, será o design, que é bastante agressivo.

Seu preço está bastante competitivo dentro de sua categoria e certamente é um modelo que entrará para sua lista de desejos.

Gostou do RipJaws  KM780R MX?

Se você gostou, acesse www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *