Dicas para seu notebook durar mais

Notebooks são, para a maioria das pessoas, o equipamento portátil mais importante de suas vidas. Afinal de contas, é nele que estão aquele projeto a ser apresentado à empresa, os estudos da faculdade, o controle empresarial e tudo aquilo que há de mais importante.

 Por isso é necessário manter o notebook, ultrabook, MacBook ou portátil funcionando da melhor forma possível, mesmo não utilizando o equipamento com muita frequência.

dicas_notebook_durabilidade_001

Alguns cuidados são essenciais, como por exemplo, zelar pelo teclado, o disco de armazenamento e a tela. Mas há outras dicas importantes que você precisa saber se não quer ficar na mão com seu equipamento.

1 – Cuidados durante o transporte

Apesar de portátil, o notebook é um equipamento relativamente frágil. No mercado existem uma infinidade de bolsas, pastas e mochilas para o transporte de seu equipamento. Dentre as opções disponíveis, esteja atento a detalhes como acolchoamento, acabamento, impermeabilidade, espaço e compartimentos para cabos e acessórios.

dicas_notebook_durabilidade_002

Transportando seu notebook em uma bolsa/pasta apropriada, você evita arranhões, danos por eventuais quedas, umidade e poeira.

 2 – Utilize-o no lugar apropriado

 É muito comum utilizamos o notebook em um local inadequado. Seja no colo, no colchão ou no sofá, todos estes locais possuem algo em comum: Oferecem risco à durabilidade do seu equipamento.

dicas_notebook_durabilidade_003

O Notebook foi projetado para ser utilizado em superfícies planas e limpas. Isto porque as principais entradas de ar, responsáveis pela refrigeração, estão localizadas na parte de baixo e nas laterais.

Obstruí-las causará superaquecimento dos componentes e prováveis danos permanentes ao seu equipamento. A poeira na superfície onde o notebook se encontra, também é um fator altamente prejudicial, pois além de obstruir passagens de ar com o tempo, acaba agindo como isolante térmico nos componentes e até mesmo pode ocasionar no travamento das ventoinhas do notebook.

Portanto utilize seu notebook sempre em mesas adequadas e limpas.

3 – Cuidados com a tela

Não importa qual tipo de tela seu notebook possui. Alguns cuidados são básicos.

Jamais abra seu notebook segurando apenas em uma das extremidades, pois isso causa torções na tela podendo danificá-la. Abra-o pela parte do meio, com a palma da mão estendida em dois pontos de contato com a borda da tela ou com as duas mãos segurando pelas extremidades opostas.

dicas_notebook_durabilidade_004

Os notebooks com teclas de perfil alto, geralmente possuem uma película de tecido entre a tela e o teclado. Esse tecido serve para evitar que as teclas acabem causando marcas na tela quando o notebook está fechado. Ao fechar o notebook, lembre-se de colocar esta proteção.

 4 – Limpeza

Jamais coma alimentos ou faça ingestão de líquidos sob o notebook. Restos de comida e umidade sob o teclado vão fazer com que as teclas parem de funcionar. Mas se eventualmente isso acontecer, você deverá utilizar um aspirador/soprador específico para uso em computadores para remover as impurezas ou faça o uso de um pincel macio. Em casos mais extremos, a assistência técnica deve ser acionada.

 Não utilize líquidos solventes para a limpeza. Utilize apenas algodão levemente umedecido em água ou detergente neutro, fazendo movimentos suaves para a limpeza.

 5 – Manutenção e Upgrades

Jamais desmonte o seu notebook se não tiver conhecimento suficiente para isto. Notebooks, por serem compactos, são complicados de se desmontar. Sempre que necessário um upgrade de componentes ou substituição de peças defeituosas, siga a manual ou contacte uma assistência técnica.

6 – Que a força esteja com você

Caso seu notebook utilize discos de armazenamento (HD) magnéticos ou possui leitor/gravador de CD/DVD/Blu-ray, jamais o incline durante o funcionamento ou submeta-o a vibrações excessivas.

Forças centrífugas atuam tanto sobre o disco de armazenamento quanto sobre o leitor/gravador. No caso dos discos de armazenamento, alguns modelos possuem rotações que vão de 5.400rpm a 7.200rmp.

Inclinar o notebook durante a atuação destas forças danificará permanentemente estas unidades.

É importante observar também, os limites máximos de força G do qual o notebook pode ser submetido. Esta informação está presente no manual do equipamento.

7 – Organizando cabos

Já reparou que todos os carregadores possuem um organizador de cabos? Pode parecer de pouca importância, mas organizar os cabos de alimentação do notebook antes de guardá-los na bolsa/pasta evita que os mesmos se rompam ou que seus plugues sejam forçados.

dicas_notebook_durabilidade_005

Cabos rompidos ou parcialmente danificados ocasionam em risco de incêndio e/ou queima da fonte de alimentação ou componentes internos do notebook.

8 – Cuidados com a bateria

As baterias evoluíram bastante nos últimos anos, onde as atuais baterias de lítio não mais viciam e você pode carregá-las quando bem entender, sem a necessidade de uma carga/descarga completa.

Ainda sim, a vida útil de uma bateria é media em ciclos ou horas. É importante que a fonte de alimentação esteja em local arejado e livre de exposição solar durante o carregamento da bateria.

Também é indicada que a recarga da bateria seja feita quando o notebook não estiver em uso, uma vez que a temperatura poderá ficar bastante elevada dependendo do uso.

A fim de evitar surpresas desagradáveis, o ideal é que a recarga da bateria seja feita quando o medidor de energia esteja indicando 20% ou 30% de energia restante.

Esperamos que com essas dicas possamos auxiliar na durabilidade de seu notebook.

Comentários

Comentários