Dispositivos vestíveis, ou wearables se preferir, podem parecer algo futurístico e avançado. Mas o fato é que muitos destes dispositivos já estão presentes em nossas vidas antes mesmo que possamos perceber.

Estes dispositivos tem ganhado muito espaço no mercado de tecnologia e estão sendo considerados como uma tendência, exatamente por estes estarem mais acessíveis, mesmo utilizando tecnologia de ponta.

Dentre alguns exemplo que podemos encontrar tanto no mercado nacional em lojas fora do país, temos relógios inteligentes, óculos de realidade aumentada, camisetas e calçados, pulseiras e anéis.

É claro que o preço de alguns produtos aqui no Brasil podem nos assustar um pouco à primeira vista. Mas nota-se uma popularização e melhor oferta destes produtos nos últimos anos, o que para nós brasileiros significam preços mais cessíveis.

Grande parte desta popularização se dá ao desenvolvimento de novos dispositivos wearable, financiados através de campanhas de crowdsourcing. Ou seja, através de contribuição coletiva.

Outro aspecto que contribui bastante é a crescente evolução tecnológica que estes dispositivos recebem, tornando disponíveis uma grande variedade de modelo com especificações técnicas diferentes e aplicações diferentes para a vida no cotidiano das pessoas.

A verdade é que, assim como os smartphones são considerados hoje , indispensáveis na vida moderna, os dispositivos wearables também serão.

Dentre as aplicações mais comuns que podemos dar a estes dispositivos, temos o auxílio nas praticas esportivas para incentivar a prática e acompanhar programas de treinamentos.

Como exemplo, as pulseiras inteligentes e os smartwatches, além de ajudarem no aferimento das medições cardíacas, monitoramento da pressão arterial, temperatura, queima de calorias, velocidade e distâncias percorridas, também podem se comunicar com outros dispositivos como seu smartphone ou computador, seja através de conexão Bluetooth ou mesmo com acesso à internet de forma integrada.

Alguns destes dispositivos contam ainda com interface touch e até possuem suporte a comandos de voz. Uma vez integrados ao outros dispositivos, são capazes de reproduzir músicas e assumirem funções de sistemas de notificação visuais ou sonoras, atendimento de chamadas telefônicas e muito mais.

Há também os dispositivos wearable com propostas mais ousadas, a fim de permitir a interação física com espaços virtualmente criados (realidade aumentada). Eu estou falando dos óculos, como por exemplo o Meta Space Glass ou mesmo o Google Glass, que tem a premissa de criar diante dos seus olhos, um ambiente holográfico completo e interativo, com o uso de diversos sensores e câmeras.

Os dispositivos desta categoria estão se tornando tão presentes no nosso dia-a-dia que, que algumas lojas já possuem espaços dedicados exclusivamente para isto, o que mostra que os vestíveis inteligentes realmente chegaram para ficar.

Se você curte tecnologia de ponta em dispositivos wearable, dê uma olhada em nossa loja. Basta acessar www.waz.com.br e conferir nossa variedade de produtos para todos os perfis.

Comentários

Comentários