Se você é um profissional que trabalha na área de engenharia, geologia, geografia, arquitetura ou design, certamente lida com softwares CAD (Computer Aided Design), ou em bom português, “Desenho Assistido por Computador”, para elaborar seus projetos e desenhos técnicos.

Operar softwares do tipo CAD geralmente é uma tarefa complexa, exigindo na maioria das vezes o acionamento de vários comandos simultâneos para realizar simples ações no software.

A proposta dos Mouses 3D, busca atender exatamente esta necessidade, que é simplificar a navegação em ambientes tridimensionais e aumentar a produtividade.

Como funciona?

A maioria dos Mouses 3D convencionais possui uma base fixa, com um botão de movimento livre, operando sob vários eixos.

Através deste botão, é possível aplicar zoom em um objeto, rotacioná-lo em qualquer direção, incliná-lo no ângulo desejado, levantar e abaixar o objeto ou criar uma orientação pré-programada.

Assim o usuário pode, com uma única mão, realizar complexos movimentos no objeto 3D no momento da criação/edição do projeto, permitindo ainda utilizar simultaneamente o um Mouse 3D em colaboração com um Mouse tradicional.

Estes Mouses 3D são compatíveis com a maioria dos programas de modelagem como Maya, 3D Max Studio, AutoCAD, Autodesk e outros.

Diversos modelos para todas as finalidades

No mercado, existem uma infinidade de modelos de Mouses 3D.

Seu formato, tamanho e design podem variar conforme o fabricante e as funções disponíveis para cada modelo.

Alguns são pequenos, portáteis e sem fios, como o SpaceMouse Wireless, produzido pela fabricante 3Dconnexion.

Outros são grandes, cabeados e repletos de botões macro, comportando inúmeras funcionalidades, incluindo até displays LCD a exemplo do SpaceMouse Pro Wireless.

O importante é que existe um modelo para cada necessidade, seja você um iniciante em CAD ou um especialista no desenvolvimento de projetos 3D e desenhos técnicos.

mouse_3D_002

Tecnologias

Mouses 3D estão em constante evolução.

As principais fabricantes estão a todo momento, criando novas tecnologias e formas de acionamento mais precisas e intuitivas.

Deste modo, Mouses 3D com mecanismos cada vez mais complexos, surgem no mercado, a exemplo do axsotic 3D Spheric, com uma aparência bastante chamativa e um conceito de funcionamento diferenciado.

Seja qual for a tecnologia empregada, um ponto muito importante a ser observado é a ergonomia do produto, uma vez que os profissionais da área costumam fica várias horas por dia, elaborando seus projetos e desenhos técnicos.

48662 - Copia

Agora que você já conhece o que é um Mouse 3D, que tal aumentar sua produtividade e expor todo seu talento em um destes?

Comentários

Comentários