Se existe um recurso que está dando o que falar recentemente nos jogos e filmes, este recurso é o HDR. Isto se deve ao fato que o HDR vem se popularizando bastante ao estar presente em consoles para jogos como o Playstation 4 Pro, Xbox One X, monitores e smart TV´s.

Muitos jogadores inclusive estão dando mais importância ao recurso HDR do que à resolução de 4K, devido ao impacto visual muito mais perceptível. Isso muda ao menos em tese, a maneira como você assiste filmes, programas e séries, além da maneira como os jogos lhe são apresentados.

O que é HDR?

HDR é a sigla para “High Dynamic Range”, ou no bom e velho português, algo como “Alcance Dinâmico Ampliado”. De fato a sigla não é nenhuma novidade, uma vez que os profissionais em fotografia já estão acostumados a um bom tempo.

Neste caso, o fotógrafo captura várias fotos de uma mesma cena, porém com exposições diferentes. Ao juntar todas as imagens em uma única fotografia, muitos detalhes são evidenciados na imagem, recebendo um aspecto melhorado.

Mas quando falamos de monitores e TVs, a técnica HDR é aplicada de uma maneira diferente. O efeito desta tecnologia em jogos e filmes torna as cores mais vivas e marcantes, escurece elementos mais escuros e evidencia os que receberam maior iluminação. Isto faz com que você perceba mais elementos na imagem, simplesmente alterando a taxa de contraste e a precisão das cores.

Exatamente por esta razão, muitos usuários estão dando prioridade ao HDR ao invés de resolução mais elevada.

20_Century_Fox_SDR_vs_HDR

Como funciona a tecnologia HDR?

O segredo das fabricantes de telas LCD é produzir telas com uma capacidade de iluminação superior a 400 nits (unidade de medida de luz), valor este para uma tela comum. Existem modelos de televisores e monitores que alcançam até 1.000 nits, permitindo uma reprodução de uma alta quantidade de gama de cores.

Um televisor com tecnologia HDR por sua vez é capaz de processar o padrão 10-bit de cores, o que se traduz em 1 bilhão de cores diferentes e proporcionando imagens muito mais realistas.

Como o HDR está atualmente?

Com o surgimento e popularização dos televisores 4K, as fabricantes decidiram incluir o recurso o HDR como um diferencial entre seus modelos, apelidando a experiência de Ultra HD Premium e consolidando a tecnologia para se tornar presente a partir de resoluções 4K.

Embora a tecnologia esteja presente, a sua aplicação no dia-a-dia depende exclusivamente da produção de conteúdos voltados para tal. Isto significa que, de nada adianta seu televisor possuir o recurso se o mesmo não foi implementado na sua série favorita, filme ou jogos.

Algumas produtoras como Netflix e Amazon já possuem bastante conteúdo em 4K, mas ainda estamos experimentando poucos conteúdos com HDR. Ao contrário dos programas, séries e filmes, os games tem se destacado bastante no último ano com bastante conteúdo que suporta HDR.

Seja no computador ou no console, cada vez mais jogos estão sendo produzidos com o recurso, incluindo atualizações para jogos lançados antes da popularização desta tecnologia.

O que é fato é que o HDR veio para ficar e muito em breve o recurso será um padrão na produção de conteúdo de entretenimento.

 

Comentários

Comentários