Os Drones, ou se preferir chamá-los os UAVs (Unmanned Aerial Vehicle), são dispositivos produzidos para voar de forma autônoma ou controlados por uma pessoa através de rádio. Os meios de controle podem ser por controle remoto (rádio) para curtas e médias distâncias, ou por computadores à longas distâncias.

Por serem dispositivos versáteis, existe uma variedade enorme de drones, cada um com sua finalidade. E é isto que definirá qual marca/modelo de drone você irá escolher, definindo também seu tamanho, forma, quantidade de hélices, potência e alcance, acessórios, além é claro as suas características estéticas.

Mini, Micro e Nano Drones

Os drones desta categoria são tão minúsculos que, a certa distância, podem até ser confundidos com algumas espécies de insetos, sem chamar a atenção de pessoas e passarem desapercebidos com certa facilidade.

Aqui temos três opções: Os Mini Drones, os Micro Drones e os Nano Drones.

Os Nano Drones foram bastante utilizados para finalidades de espionagem industrial e militar devido ao seu tamanho bastante reduzido de até 5cm. Atualmente são muito utilizados para entretenimento, devido à sua popularização.

fast-lane-flx-radio-control-nano-drone-orange-white-92490996-05

Os Mini Drones, ligeiramente maiores que os Micro Drones com tamanhos superiores a 50cm, chegando até 2 metros, geralmente possuem asas fixas, com algumas variações de modelos com asas rotativas.

Apesar de serem um pouco maiores, sua autonomia de voo e potência também são baixas.

Drones Médios

Os Drones de tamanho médio foram construídos com o intuito de transportar cargas de até 200Kg e com a característica de possuírem autonomia de vôo de 5 a 10 minutos aproximadamente. Apesar da incrível capacidade de carga total, estes drones ainda são considerados aeronaves leves e compactas.

yourfile

Drones Grandes

Utilizados quase que exclusivamente para atividades militares, os Drones de grande porte foram construídos com a finalidade de alcançar locais e condições inacessíveis à aeronaves convencionais. O maior emprego desta categoria é para vigilância.

Este grupo de Drones é classificado conforme seu alcance e autonomia de voo. Os Drones de curtíssima distância são capazes de alcançar distâncias de até 5Km com uma autonomia de voo que varia entre 20 a 45 minutos aproximadamente.

Os Drones de curta distância conseguem uma distância muito maior, com até 50Km com uma autonomia de vôo de 1 a 6 horas, o que permite que drones desta categoria sejam destinados a fazerem rondas de vigilância.

Os Drones de curta e média distância por sua vez, conseguem alcançar uma distância máxima de até 150Km com autonomia de voo entre 8 a 12 horas, o que os torna excelentes para missões de reconhecimento.

Já o grupo de médio alcance, são praticamente aeronaves completas, devido a sua superioridade em relação aos outros grupos de drones. Estes modelos possuem alta velocidade de voo e podem alcançar até 650Km. Sua aplicação varia entre a coleta de dados meteorológicos à missões de vigilância e reconhecimento.

Câmeras

Temos inúmeros modelos de Drones que utilizam-se de câmeras, seja para entretenimento ou para uso profissional. Afinal de contas, ver a gravação de um Drone é como poder voar sem sair do chão. As câmeras de ação equipadas nos drones possuem diversas gamas de qualidade e resolução. Você com certeza já assistiu à diversas tomadas de um filme de ação, capturadas a partir das lentes de um drone com uma câmera acoplada. Estas câmeras possuem suportes nos Drones e possuem recursos de estabilização de imagem e diversos recursos de imagem.

GoPro

Além de gravar a captura de imagens, também há modelos que transmitem em tempo real ao controlador, tudo o que está sendo visualizado pela lente da câmera. Isto permite um perspectiva de voo em primeira pessoa e se popularizou bastante em torneios de corridas de drones.

GPS

Como muitos Drones são utilizados para coleta de dados meteorológicos, espionagem e recolhecimento aéreo, era de se esperar que alguns modelos contassem também com GPS integrado, permitindo assim enviar o Drone para uma rota específica através de coordenadas via satélite. Isto permite salvar rotas anteriores e estabelecer o retorno do drone com os dados coletados.

Estabilizadores

Quem já experimentou Micro ou Mini Drones, sabe o quão difícil é dominar o primeiro voo. Por isto muitos fabricantes desenvolvem sistemas de estabilização para aprimorar as capacidades de voos de seus produtos.

Com a atuação dos estabilizadores, é possível realizar atitudes na aeronave em locais mais íngrimes.

Tipos de hélices

O número de hélices também ajuda a classificar os tipos de drone.

Por exemplo, Drones de rotor único são parecidos com miniaturas de helicópteros. São os mais indicados para oo pairado com adicional de carga, sem abrir mão do tempo máximo de autonomia de vôo.

blackhornet12

Existem modelos tricópteros, quadricópteros, hexacópteros, e até octacópteros. Mas o mais importante disso tudo é que estas hélices não trabalham sozinhas. Elas operam com uma série de controladores, giroscópios e assistentes inteligentes de pilotagem.

types-of-drones

A maioria dos modelos mais populares de Drones que encontramos no mercado, podem ser classificados como quadricópteros e normalmente conseguem transportar cargas e receber recursos como câmeras de ação e orientação via GPS.

Comentários

Comentários