Guia básico para escolher um smartphone ideal!

Android ou iOS? Tela LCD ou AMOLED? Escolher um smartphone é um processo em que todos esses fatores são levados em conta, mas qual a melhor estratégia?

Elaboramos este post para lhe apresentar dicas sobre como escolher o aparelho ideal, considerando itens como tela, sistema operacional, autonomia da bateria e desempenho. Continue a leitura e acompanhe!

Qual a importância do sistema operacional?

iOS e Android correspondem a praticamente todo o mercado de smartphones. Hoje, os dois sistemas já estão par a par na maioria das funções, o que pode dificultar bastante a tarefa de escolher um smartphone levando em conta tal fator.

Com exceção de alguns fabricantes e dispositivos High End, os aparelhos com Android costumam apresentar um suporte de atualizações ruim. Por outro lado, o iOS é conhecido por ter aparelhos com quatro anos de suporte para updates após o seu lançamento.

Já o Android fornece mais liberdade ao usuário. Toda a interface do sistema pode ser modificada. Já o acesso a recursos avançados, ao contrário do iOS, é feito de maneira simplificada.

Qual tela é a ideal?

A tela é o principal mecanismo de interação do smartphone moderno. Nela, inserimos dados, visualizamos informações e conteúdos de nosso interesse. Justamente por isso, devemos dar atenção ao display do smartphone que buscamos.

Quem pretende jogar ou ver vídeos em óculos de realidade virtual deve optar por um aparelho com alta resolução e, preferencialmente, tela AMOLED. Isso garante o máximo de resolução e qualidade durante a exibição desse tipo de conteúdo.

Por outro lado, uma densidade acima de 300 já garante que nenhum pixel será visualizado, independentemente do tamanho do display. Assim, resta ao usuário escolher entre as cores neutras dos visores IPS LCD ou o preto realístico das telas AMOLED.

Somente aparelhos de ponta possuem boa performance?

Memória RAM, frequência do processador ou número de núcleos do SoC: esses são apenas alguns dos vários números que indicam a capacidade de um dispositivo executar tarefas pesadas com alta performance. Ao escolher um smartphone, procure um que seja adequado ao seu tipo de uso. Se você busca o máximo de performance, um aparelho top de linha pode ser uma boa escolha.

Mas sempre tenha em mente: o tempo em que dispositivos medianos forneciam uma experiência de baixa qualidade virou passado. Hoje, o custo-benefício dos smartphones tornou-se um fator de destaque entre vários consumidores, o que fez fabricantes investirem em dispositivos que combinassem preços baixos com uma capacidade de executar tarefas básicas com qualidade.

Qual o segredo para um dia inteiro fora de casa sem que a bateria descarregue por completo?

A bateria é um dos principais componentes de um smartphone. Nem todo aparelho possui um sistema otimizado de acordo com o seu hardware, o que pode levar a um mau uso dos recursos de hardware disponíveis. Além disso, a maneira como o usuário utiliza o dispositivo influencia diretamente no tempo em que o aparelho pode ficar fora da tomada.

Se você for uma pessoa que não consegue ficar sem checar o seu aparelho a cada 10 minutos, procure dispositivos com maior capacidade de armazenamento de energia. Fabricantes já fazem modelos High End e Mid End com baterias com mais de 3000 mAh, o bastante para a maioria das pessoas ficar um dia inteiro sem recorrer a uma tomada.

Mas para prevenir-se, uma boa escolha é um smartphone com recarga rápida ou uma bateria externa. Isso evitará uma série de situações em que o telefone desliga abruptamente em um momento de grande necessidade.

Agora você poderá escolher um smartphone com muitos mais chance de acerto, não é mesmo? Gostou do nosso post e quer receber mais dicas e novidades sobre tecnologia? Então assine a nossa newsletter agora e não perca nossas atualizações!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *