Conheça os 5 problemas mais comuns em Rede Wireless

Internet lenta não ajuda na hora de executar tarefas com eficiência e pode ocasionar transtornos gigantescos para usuários, desde simples falhas de comunicação a atrasos que complicam de fato a sua vida. Por vezes, precisamos de agilidade e encontramos o contrário, por conta de situações adjacentes às suas operações.

Para resolver os mais comuns problemas em rede wireless vamos conhecer um pouco melhor cada um deles e entender onde encontrar a solução. Acompanhe o post!

1. Conflitos com seu sistema operacional

Conflitos entre o sistema operacional e as configurações de rede são fonte comum de problemas na rede wireless. As ferramentas de diagnóstico dos sistemas operacionais Windows e Mac são bastante eficientes em indicar o problema que impede sua rede de funcionar da forma correta.

Use essas informações para saber qual próximo passo tomar ou permita a execução de ajustes automatizados para resolver as situações mais corriqueiras.

2. Demanda incompatível com a infraestrutura

Muitas vezes o problema não está na rede wireless em si, mas na infraestrutura. Escritórios amplos, galpões e casas com mais de um andar ou que possuam muitos obstáculos entre o roteador e os dispositivos nele conectados podem se beneficiar de repetidores de sinal. Eles amplificam o alcance do seu WiFi e melhoram a recepção em áreas maiores.

3. Interferência entre equipamentos

A interferência de outros eletrônicos pode afetar a performance de sua rede wireless. Confira se o micro-ondas do escritório, telefones e outros equipamentos não funcionam também na frequência de 2.4GHz.

Bluetooth não costuma ser um problema, desde que estejamos nos referindo a dispositivos recentes. Caso possua algum aparelho produzido há mais de dois anos tente conferir a performance da rede wireless na ausência deste.

4. Problemas na vizinhança

A maioria dos problemas em rede wireless advém da instalação, feita no canal errado. É que boa parte dos roteadores opera numa mesma frequência (2.4GHz) que, por sua vez, é dividida em 11 canais.

O sistema é extremamente útil, mas tem algumas limitações, como a incapacidade de operar simultaneamente sem que haja sobreposição dos sinais executados na mesma frequência. Isso significa que apenas os canais 1, 6 e 11 podem funcionar simultaneamente. Por configuração de fábrica, a maior parte dos dispositivos vem pronta para funcionar no 6.

Se muitas empresas num mesmo edifício utilizam o mesmo canal, a interferência de outros equipamentos será enorme. Durante a configuração ou após detectar problemas na rede, verifique os canais de seus vizinhos com ferramentas como Wifi Analyzer. Escolha um canal com menos usuários e veja melhoria instantânea na rede wireless.

5. Firmware desatualizado

Para que seu roteador funcione adequadamente ele precisa de firmware adequado. Firmware é como nos referimos às instruções operacionais programadas na memória de um dispositivo eletrônico e, no caso dos roteadores, elas podem ser atualizadas, melhorando o desempenho e integrando novos recursos capazes de otimizar a segurança de suas redes. Firmware desatualizado é uma causa frequente de problemas em rede wireless e pode estar acabando com a velocidade da sua.

Os problemas em rede wireless afetam a produtividade, complicam nossa vida e acabam tirando todo o prazer e comodidade das soluções pelas quais nos apaixonamos. Conhecer os problemas mais comuns vai ajudar a resolver rapidamente o que mais causa a perda de conexão.

Gostou dessas dicas? Não deixe de compartilhar sua opinião nos comentários!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *