Seria ótimo se a bateria do notebook durasse para sempre, mas infelizmente o acessório tem vida útil limitada e começa a dar alguns sinais quando está chegando a hora do adeus. Esses sinais normalmente são os mesmos em todos os computadores, e é importante saber como identificá-los principalmente se você usa bastante o notebook longe da tomada.

Não há um período específico de tempo em que a bateria do notebook deve ser trocada, pois sua vida útil depende do uso diário. Então, para não ser pego de surpresa, fique ligado nas nossas dicas!

1. A bateria do notebook já não dura mais como antes

Um dos grandes sinais de que está chegando a hora de substituir a sua bateria é que a autonomia, ou seja, o tempo que ela aguenta antes de pedir recarga, cai. Se quando o seu notebook foi comprado sua bateria durava seis horas longe da tomada e hoje aguenta somente uma, significa que o desgaste é grande.

Entretanto, a troca não é obrigatória desde que você consiga conviver com o tempo de uso reduzido, mas saiba que em algum momento a autonomia será baixíssima ou até mesmo inexistente, tornando impossível usar o notebook desconectado da rede elétrica.

2. O computador desliga sozinho, mesmo com carga

As baterias possuem um mecanismo de segurança que impede que sejam totalmente carregadas e descarregadas — mesmo que para nós apareça 100% de carga na tela do computador. Essa função impede que a bateria exploda e cause acidentes e queimaduras.

Entretanto, em alguns casos esse mecanismo pode fazer com que a bateria do notebook receba muito menos energia do que deveria ou desligue mesmo que ainda haja carga disponível. Então, se sua bateria apresenta esses sintomas mesmo que seja nova, talvez o problema esteja aí.

Nesse caso, recomenda-se descarregar e recarregar completamente a bateria algumas vezes e efetuar uma calibragem. Se não der certo o melhor a fazer é trocá-la, pois o conserto do chip responsável por esse mecanismo custa praticamente o preço equivalente a uma nova bateria.

3. O sistema operacional começa a emitir alertas

Existem boas práticas que fazem as baterias durarem mais tempo, mas chega uma hora em que o próprio Windows começa a emitir alertas de que está na hora de trocar a bateria do notebook. Outros sistemas operacionais, como o Linux e o Mac OS também possuem essa função.

Esses softwares possuem algoritmos que identificam quando o desempenho está baixo e fazem a sugestão com base nisso. Os alertas normalmente são confiáveis, então, quando começar a recebê-los significa que, de fato, é hora de trocar a sua bateria.

4. A bateria não recarrega mais

Se você chegou um ponto em que a bateria do seu computador não recarrega mais, significa que passou da hora de trocá-la. Sua vida útil está esgotada e o computador não funcionará mais longe da tomada. Esses componentes duram em média 300 a 500 ciclos de carga, o que equivale a mais ou menos 3 anos de uso, dependendo da marca e modelo do notebook e da forma como é utilizado.

Se puder, faça o teste em outro dispositivo para ter certeza que o problema está na bateria e não no notebook ou carregador. Mas se não for possível, é muito provável que o problema seja de fato na bateria, principalmente se o problema coincidir com a estimativa de tempo acima.

Chegou a hora de trocar a bateria do notebook! Onde comprar?

Se você identificou alguns desses quatro sinais no seu notebook, significa que está na hora de substituir a bateria. Ao comprar, escolha lojas de confiança para não levar gato por lebre — há muita gente vendendo baterias falsificadas por aí, que podem ocasionar sérios acidentes e danificar o computador.

A Waz está há 14 anos no mercado vendendo componentes para computadores. Clique aqui e descubra as opções de baterias de notebook disponíveis na nossa loja!

Comentários

Comentários