Apesar de parecer algo simples, sendo apenas uma “caixa” onde os hardwares ficam, o gabinete para PC é muito mais que isso. Aliás, ele também vai além de um mero recurso estético para deixar o ambiente mais bonito. Continue lendo este artigo e descubra para que ele realmente serve e qual é o melhor para você!

Importância do gabinete para PC

A principal função do gabinete é controlar o fluxo de ar. Dessa forma, deve-se ficar atento a quantos coolers ele pode suportar, se tem filtros de poeira etc. Isso é essencial, porque todos os hardwares do seu computador geram uma grande quantidade de calor, e, se houver superaquecimento, podem acabar causando lentidão no sistema ou até mesmo se danificar!

Então por que a maior parte dos usuários não dá muita bola para essa parte do computador? Simples! Porque a maioria deles não exige muito da máquina. Ou seja, não instalam jogos, programas pesados como de edição de vídeo etc., utilizando-a apenas para entrar na internet e fazer atividades rotineiras.

Nesse cenário, o computador não consome bastante energia e, portanto, não produz tanto calor. Logo, a vida útil das peças continua bem grande, mesmo com um gabinete simples. No entanto, quem monta um PC gamer precisa se atentar um pouco mais a essa questão.

Gabinete para PC simples

Quem compra um gabinete abaixo de R$ 150 está entre os usuários comuns que citamos anteriormente. Para estes, realmente basta apenas a “caixa que guarda todos os componentes”, com um design bem comum.

Nesse caso, o principal fator que deve ser levado em consideração é o tamanho do gabinete. Afinal, todas as placas devem caber dentro dele, além de ter que ser possível conectar todos os equipamentos periféricos de que você dispõe.

Gabinete para PC médio

Aqui, o cenário já muda um pouco! Se você está disposto a investir num bom PC, os gabinetes acima de R$ 150 já têm outros recursos, como locais que facilitem a passagem de cabos, outros conectores etc.

Além disso, você também precisa se preocupar com o tamanho, mas também deve verificar se existem baias suficientes para todos os hardwares que serão alocados. Por fim, não se esqueça de observar os fatores citados no tópico anterior, pois são importantes para qualquer PC!

Gabinete para PC gamer

Esse tipo de desktop exige uma máquina potente, que, consequentemente, gera muito calor. Portanto, quem tem esse tipo de computador precisa de um gabinete que tenha boas saídas de ar, para que as peças não fiquem superaquecidas, causando os problemas citados anteriormente!

Além disso, não caia nas armadilhas dos vendedores que pensam bastante no design e esquecem do desempenho. Sim, às vezes você está pagando um valor muito caro por algo que só é bonito e nada mais! Mais uma vez, preste atenção às possibilidades citadas anteriormente e, principalmente, à ventilação. Alguns modelos oferecem, inclusive, a possibilidade de controlar a velocidade dos ventiladores, então não compre gato por lebre!

Entendeu como um gabinete para PC pode ser tão importante quanto o hardware em si? E você, prefere aqueles mais bonitões ou os simples, sem nada muito rebuscado, mas que cumprem bem o seu papel? Deixe suas opiniões nos comentários!

Comentários

Comentários