Conheça 5 tendências de TI até 2030

A tecnologia vem transformando o mundo e a sociedade. Ela tem evoluído de forma rápida, trazendo novidades que ajudam a melhorar a vida das pessoas, seja na questão de redução de custos, no ganho de tempo, na realização de tarefas rotineiras com mais eficiência ou oferecendo mais segurança.

Tendo em vista esse cenário, há algumas tendências de TI que já começaram a mostrar suas caras. Algumas são mais antigas; outras nasceram faz pouco tempo e possivelmente farão parte do dia a dia futuro da sociedade.

Por isso, preparamos esse post para abordar 5 tendências de TI que devem se concretizar até 2030. Confira:

1. Chips

O chip vem se mostrando muito útil para diversos fins. Hoje já é possível implantar um chip na mão e, com uma simples aproximação, abrir uma casa, desbloquear computadores e também acessar veículos. Esses são exemplos reais da utilização desse recurso para quem está buscando uma solução mais radical em segurança.

Esse item começou a ganhar espaço desde o início do processo de miniaturização das coisas, com o objetivo de, principalmente, reduzir custos, ganhar mais poder de processamento e abranger novos usos para a tecnologia.

Exemplos disso já estão começando a aparecer na área da saúde: a possibilidade de criar implantes que misturam material orgânico com essa tecnologia ou, ainda, de produzir órgãos artificiais, como o coração. Há também a expectativa pela criação de um método anticoncepcional que faça uso dessa tecnologia.

2. Ciborgues

Não podemos falar de tendências de TI sem citar os ciborgues. Esse termo se refere a pessoas com partes artificiais, sejam elas biônicas ou mecânicas. Sendo assim, muitos projetos já aconteceram e outros estão em andamento.

Um dos pioneiros é o inglês Neil Harbisson, o primeiro homem da história a ser considerado um ciborgue por seu país. Ele ganhou o título devido ao feito de instalar uma antena em seu crânio, fazendo com que parte de sua visão fosse recuperada. O reconhecimento veio, principalmente, pela possibilidade de uma prótese artificial oferecer bem-estar a um indivíduo.

Essa tendência promete colocar em xeque nossa visão sobre a humanidade. Afinal, um ser humano é necessariamente apenas de carne e osso? Um ser metade máquina ainda será um humano?

3. Carros e transporte público

Leis relacionadas à inclusão da tecnologia em veículos automóveis começaram a ser aprovadas nos EUA recentemente. Por isso, muitas empresas estão investindo no setor e elaborando projetos de veículos autônomos. Além disso, há uma expectativa pela mudança na maneira como os carros são fabricados e utilizados, buscando uma maior eficiência energética.

Outro fato é que, ao que tudo indica, as cidades não deverão suportar um número muito elevado de veículos individuais. É bem provável que a evolução chegue logo aos transportes públicos de massa, que deverão estar aptos a carregar centenas de pessoas.

4. Telepresença

A telepresença é o futuro da teleconferência. Na prática, ela consiste em salas computadorizadas, cheias de robôs ou monitores de diversos formatos, formando os chamados avatares do futuro.

Os projetos que estão em andamento focam na possibilidade de uma pessoa estar em mais de um lugar para realizar tarefas que sejam repetitivas, fornecer ordens simples e também exercer vigilância e controle.

5. IoT

Por fim, a IoT, sigla para “Internet das Coisas” em português, é uma das tendências de TI que mais ganhou espaço nos últimos anos. Ela prega que qualquer coisa poderá estar conectada à internet. Por causa dela, é possível que sistemas e acessórios ganhem mais inteligência e automação, desde que tenham uma conexão com a web.

Ela é formada por sensores e sistemas embarcados que oferecem novas funções em aspectos importantes do dia a dia, tal como segurança e consumo. Hoje, ela já vem sendo aplicada em casas e escritórios.

Se a tecnologia já mudou radicalmente nossa vida e nossa sociedade nos últimos tempos, a promessa é que, com as tendências de TI listadas acima, sejamos testemunhas e participantes de transformações ainda mais radicais.

E você, o que espera dessas tendências? Está especialmente empolgado com alguma delas? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

Comentários


Related Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *