Você conhece o Vive? O Vive é um headset de realidade virtual produzido pela HTC, uma das maiores fabricantes de smartphones do mercado, em conjunto com a Valve, nossa velha conhecida responsável pela plataforma de jogos Steam.

O HTC Vive é um concorrente direto do Oculus Rift, sendo estes dois, os mais avançados dispositivos de realidade virtual existentes, considerando o Gear VR da Samsung e o Playstation VR da Sony.

Mas quais os diferenciais do HTC Vive com relação aos seus concorrentes?

Reunimos aqui algumas das principais características deste dispositivo que certamente o fará desejar entrar literalmente de cabeça na realidade virtual.

DESIGN

O HTC Vive difere um pouquinho de seus concorrentes na aparência.
Enquanto os outros fabricantes optaram por um design mais clean, o Vive surge um pouco mais futurista.

Mas esta escolha de design está mais ligada à tecnologia empregada no dispositivo do que simplesmente em um estilo visual. Temos aqui alguns furos na parte frontal, que na verdade são seus sensores, que precisam estar expostos para se comunicar com o restante do conjunto.

O HTC Vive também é ligeiramente maior e mais pesado que o Oculus Rift, com cerga de 85g a mais de peso, mesmo não possuindo fones de ouvido integrados, como seu concorrente.

1htc-vive-oculos-de-realidade-virtual-e-adiado-para-2016

COMO FUNCIONA

Este dispositivo funciona com uma série de sensores localizados na parte frontal do headset, combinando com dois módulos também baseados em sensores para serem instalados nas paredes de seu ambiente, além de dois controladores, que juntos fazem do Vive a experiência mais completa em realidade virtual até o momento.

Ao contrário dos concorrentes que utilizam um único sensor, geralmente de mesa, o que atrapalha a experiência virtual com uma simples inclinada na cabeça na maioria das vezes, o HTC Vive permite mais imersividade por reconhecer uma gama de movimentos muito maior, incluindo a extensão de seus braços, senta-se ou levantar-se, além de usufruir de toda a extensão do espaço interno da sala.

Este recurso chamado de Lighhouse rastreia todos os seus movimentos e evita que você colida com limitações do ambiente, exibindo uma malha virtual sempre que você se aproximar demais de alguma parede ou objeto.

O controladores semelhantes a “nunchuk´s”, além de possuírem sensores de movimento, possuem botões físicos e direcionais do tipo touch, semelhantes aos primeiros controles Steam.

O HTC Vive possui ainda conectividade Wireless, uma câmera frontal que permite ver o mundo real sem a necessidade de remover o headset da cabeça, suporte a áudio de alta definição para fones adquiridos separadamente e duas telas (uma para cada olho) de 1.200 x 1.080 exibindo imagens a 90 quadros por segundo.

htc-vive

HARDWARE NECESSÁRIO

A experiência nos jogos e aplicações 3D em realidade virtual é totalmente dependente do hardware do seu computador. Sendo assim precisar ter potência suficiente para exibir duas telas com resolução em 1.200 x 1.080 pixels a 90 quadros por segundo sem perdas de performance ou qualquer outro gargalo de processamento que possa causar mal estar ao utilizar o dispositivo por longos períodos.

A fabricante cita os requisitos mínimos para o HTC Vive:

  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 970 ou AMD Radeon R9 290, equivalentes ou superiores
  • Processador: Intel Core i5-4590 ou AMD FX 8350, equivalentes ou superiores
  • Memória: 4GB ou superior
  • Saída de vídeo: HDMI v1.4 ou DisplayPort 1.2 ou superiores
  • USB: 1x Porta USB v2.0 ou superior
  • Sistema Operacional: Windows 7 SP1, Windows 8.1, Windows 10

COMPATIBILIDADE

O HTC Vive é compatível com a SteamVR, possuindo uma loja de aplicativos e jogos para realidade virtual exclusivos da plataforma. Neste vasta catálogo de conteúdos você poderá ter acesso a aplicações interativas, demostrações, jogos e até video clipes com o melhor da tecnologia de realidade virtual.

streamvr_thumb_1

CONCLUSÃO

Apesar de um pouco mais pesado e de não possuir os fones de ouvidos já integrados, o grande diferencial do HTC Vive é a imersão com maior fidelidade na captura de seus movimentos. Neste aspecto o HTC Vive tem muito mais realismo do que qualquer um de seus concorrentes.

Utilizar todo o espaço de sua sala sem se preocupar com colisões e aproximar você de uma experiência quase táctil enquanto interage com um mundo virtual, aumenta ainda mais a sensação de estar mesmo de um outro plano.

Sem dúvida são diferenciais que o farão cogitar a escolha deste headset VR.

Se você gostou do HTC Vive, então acesse www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

 

Comentários

Comentários