Um dos componentes que mais gera calor no computador, certamente é a CPU (processador), juntamente com as Placas de Vídeo de alto desempenho.
Exatamente por isso estas peças precisam estar sempre bem refrigeradas para garantir uma boa performance geral do sistema.

Se você não conhece os tipos de coolers existentes no mercado e suas principais aplicações ou tem alguma dúvida, fizemos uma breve apresentação para que você não fique de “cabeça quente”… digo, processador quente. Acompanhe:

1. Cooler Passivo

O cooler passivo é aquele que não precisa de nenhum mecanismo para dissipar calor. Geralmente trata-se de um dissipador metálico, produzido em alumínio ou cobre, em contato direto com o processador.

É utilizado em processadores com baixo TDP, por possuírem a característica de esquentarem pouco.

Desta forma torna-se um cooler 100% silencioso e de tamanho compacto, além de ser a solução térmica mais barata existente no mercado.

 

acea0349278ad14b902086f33f011d58

2. Cooler a ar (Air Cooler)

Coolers a ar, unem o baixo custo dos dissipadores passivos, com a dissipação de calor melhorada, graças à adição de um ventilador soprando ar de modo contínuo.

Os dissipadores, que por sua vez podem ser de diversos tamanhos e materiais diferentes, recebem o ar das ventoinhas que passa através de suas aletas, melhorando a capacidade do metal em dissipar o calor.

Já as ventoinhas, além de estarem disponíveis em diferentes tamanhos, são apresentadas com diferentes níveis de rotação.

 

coolers-dissipadores

3. Cooler a ar c/ Heat-Pipe (Heat Pipe)

Em uma tradução direta, “heat pipe” significa “tubo de calor” e se refere aos tubos de cobre presentes na base do dissipador.

Dentro desses tubos, existe um líquido refrigerante que ajuda a dissipar a energia gerada pelo processador.

O fluído que está na parte inferior do tubo absorve calor e sobe, forçando o líquido que está em cima a descer para absorver mais calor

Esse sistema é utilizado em conjunto com os coolers à base de ar.

 

62580_1449843447_g

4. Cooler c/ refrigeração líquida (Watercooler)

Em casos mais extremos, nem sempre uma refrigeração a ar será suficiente. E é neste cenário que entram os coolers refrigerados por líquido entram.

Um watercooler basicamente, utiliza uma bomba integrada em um bloco, um dissipador, um radiador, mangueiras para a passagem do fluído.

Este sistema bombeia o líquido que pode ser água ou outro líquido refrigerante, por todo sistema, onde é refrigerado pelo radiador.

Como adicional encontramos no mercado watercoolers com até três ventoinhas, diferentes tamanhos de radiadores, além de sistemas fechados de fábrica e uma gama enorme de componentes para aqueles que desejam montar seus próprios sistemas customizados.

 

watercooler---corsair-hydro-series-h105---cw-9060016-ww_18397

Agora que você já conhece os diversos tipos de coolers existentes, dê uma olhada em www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

 

Comentários

Comentários