Ergonomia talvez seja um dos aspectos mais importantes de um mouse quando se pensa em otimizar o desempenho profissional ou habilidades em jogos.

O modo como sua mão se adapta ao design do mouse, certamente terá uma influência direta na maneira como você o utiliza.

O modelo do mouse que você escolhe, influência diretamente, então é preciso conhecer as diferentes maneiras de utilizar para definir qual será mais ergonomicamente adequado às suas necessidades.

Apresentamos aqui, os três principais tipos de pegadas em mouses.

Palm Grip

Consiste em repousar a palma da mão inteira sob o mouse, de maneira a garantir a maior área de contado possível.

Este tipo de utilização é muito eficiente quando precisamos de uma movimentação curta e muito precisa do ponteiro do mouse ou na movimentação em um jogo.

O mouse fica mais firme na sua mão permitindo maior controle devido a um maior atrito da base com a superfície.

Entretanto, não permite um tempo de resposta muito rápido no acionamento dos botões, exatamente pelo fato dos dedos estarem estendidos e repousados sob o mouse.

Também é fato que você trabalha um pouco menos os pulsos, mas pode sobrecarregar os ombros.

Os mouses que mais permitem a utilização de Palm Grip são aqueles com design simétrico. Os seja, aqueles com formas lineares e geralmente projetados para ambidestros por possuírem metades iguais.

Finger Tip Grip

O Finger Tip Grip é como mais utilizamos, consiste em apoiar o mouse lateralmente com a ponta do polegar e a palma da mão ligeiramente estendida.

Aqui o mouse ficará ligeiramente projetado para frente. Os dedos indicador e médio ficarão levemente flexionados e prontos para um rápido click quando necessário.

Os mouses que mais permitem a utilização de Finger Trip Grip são aqueles com design anatômico que apresentam uma curvatura para o dedão. Por esta mesma razão, estes mouses são produzidos apenas para destros.

Claw Grip

O Claw Grip apoia o pulso na parte traseira do mouse, o dedão e o anelar nas laterais, mantendo a palma da mão ligeiramente suspensa, para oferecer todo o suporte à movimentação.

Este tipo de utilização tenta combinar a precisão de movimentos da pegada Palm Grip com a agilidade do pressionar de botões da pegada Finger Tip Grip.

Porém, manter o anelar na lateral pode requerer um maior tempo de adaptação por parte do utilizador.

Este tipo de utilização é mais indicado para e é muito eficiente para jogos de tiro em primeira pessoa ou estratégia em tempo real.

Agora que você conhece as principais formas de utilizar o mouses, conte-nos qual você mais usa e em quais tipos de aplicações e jogos prefere usá-la.

Comentários

Comentários