iOS 10: saiba o que muda na nova versão do iPhone

Ano após ano, a Apple tem apresentado novidades no iOS, o sistema operacional que equipa o iPhone. Pouca gente lembra, mas a primeira versão do sistema — na época, chamado de iPhone OS — sequer tinha suporte a aplicativos, e a central de notificações foi implementada muito tempo depois do lançamento.

O iOS 10 não tem ainda uma data oficial de lançamento, mas a expectativa é que ocorra em setembro. O sistema traz alguns novos recursos interessantes, que deixam o iPhone ainda mais esperto. Vamos conhecê-los!

1. Siri conseguirá interagir com aplicativos terceiros

Um recurso muito esperado pelos usuários é a possibilidade de usar aplicativos de terceiros através da assistente virtual da Apple, e isso será possível no iOS 10. Com a nova versão, o dono de um iPhone poderá, por exemplo, mandar mensagens pelo WhatsApp, pedir comida através do iFood ou chamar um táxi com o EasyTáxi, tudo através do comando de voz.

É claro que estamos falando de possibilidades. Para que tudo isso seja realmente possível é fundamental que os desenvolvedores terceiros façam a integração com a Siri — o que certamente vai acontecer.

2. Telefone também terá integração com outros apps

As chamadas de voz pela internet — também conhecidas como VoIP — estão ficando cada vez mais populares principalmente através do WhatsApp e Facebook. Com a nova versão do iOS a Apple integra estes serviços ao app Telefone.

Na prática, essas chamadas VoIP se comportarão como chamadas normais, aparecendo mesmo com a tela bloqueada. Dessa forma, o iPhone dará um passo para tornar essa tecnologia ainda mais presente na vida das pessoas, diminuindo a dependência das operadoras de telefonia.

3. A função 3D Touch se tornará mais relevante no novo iPhone

Uma das grandes novidades do iPhone 6S é o 3D Touch. Com a tecnologia, a tela reconhece diferentes níveis de pressão e responde de maneira diferente. Os usuários do aparelho acreditam que a função poderia ser melhor explorada, e a Apple respondeu a essa demanda.

No iOS 10 as notificações interagem de maneira diferente caso sejam pressionadas com mais força, e a empresa também disponibilizou mais opções nos ícones de aplicativos. Haverá integração com a Central de Ajustes do sistema e ícones de aplicativos nativos exibirão não apenas atalhos, mas também informações relevantes.

4. Será possível apagar aplicativos nativos

Todo usuário do iPhone já passou raiva com os aplicativos que nunca usa mas não podem ser removidos: Bússola, Bolsa, Gravador… Isso está prestes a mudar: A Apple finalmente permitirá que aplicativos nativos sejam desativados, e portanto sumam da tela inicial, como o Google já faz no Android.

Infelizmente a possibilidade de alterar os aplicativos padrões ainda não será implementada, o que resulta num problema: ao clicar em endereços de e-mail, por exemplo, nenhum aplicativo será aberto até que o Mail seja reinstalado. Paciência.

5. Apps serão reformulados e o Game Center deixará de existir

O aplicativo Fotos sofrerá uma grande repaginação e passará a organizar os álbuns de fotos de maneira automática. A promessa é que o aplicativo receba também novos recursos como reconhecimento facial e de situações.

Outro app que virá de cara nova é o Saúde. Dividido em seções — atividades, meditação, nutrição e sono, o software pedirá ao usuário para completar uma ficha médica para ser usada em casos de emergência.

Por fim, o Game Center deixará de existir no iOS 10. As suas funções continuarão existindo, mas de forma diferente e mais integradas ao sistema: em Ajustes será possível gerenciar a conta e os jogos compatíveis estarão listados na App Store.

6. Ajustes serão feitos no visual do iOS 10

Ao atualizar o sistema, o usuário perceberá que a tela de notificações está diferente, com suporte a widgets. A câmera será acessada deslizando para a esquerda e não mais através de um botão.

As notificações também têm um visual novo, e essas alterações se somam a pequenas mudanças visuais que talvez passem despercebidas: o botão para voltar o aplicativo, o visual dos Contatos e o identificador do local da chamada através do DDD são alguns exemplos.

E então, o que você achou das novidades do iOS 10? Está ansioso para atualizar seu iPhone? Conte pra gente nos comentários!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *