Cada vez mais ouvimos notícias de sites invadidos e senhas vazadas. De repente, uma combinação de login e senha não é mais tão segura quanto pensávamos. Felizmente, alguns sites desenvolveram uma camada extra de segurança que promete proteger as suas informações de forma ainda mais completa. Trata-se da two-factor authentication, também chamada de autenticação em dois fatores. Basicamente, o sistema envia um código de segurança ao seu celular e o login só pode ser feito ao inserir este código.

Os “fatores” do nome se referem ao número de dispositivos envolvidos no processo de autenticação da sua conta. Em vez de usar somente um (o computador), o usuário precisa utilizar também um celular para realizar o seu login. Sempre que tentar logar em um serviço, um código será enviado para o seu telefone. Somente depois de inserir este código, ele poderá logar normalmente no serviço.

O sistema proporciona uma camada extra de segurança, já que somente o próprio usuário terá conhecimento da sua senha e o celular em mãos. Quer saber mais sobre o two-factor authenticator? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Ativando a autenticação em dois fatores

Em um mundo cada vez mais conectado, é essencial sempre buscar todas as maneiras de manter a sua vida digital mais segura. Imagine todo o inconveniente que pode ser gerado ao ter a sua conta de e-mail invadida? Para proteger os seus dados e evitar o perigo de invasões, é importante ativar a autenticação em dois fatores naqueles serviços que você mais utiliza.

Para ativar a autenticação em dois fatores, é necessário visitar cada serviço separadamente. A opção geralmente se encontra entre as configurações de segurança e está disponível para os principais serviços da atualidade, como Google, Facebook, Twitter, Apple, Dropbox e vários outros. Caso o site que você utiliza não suporte autenticação em dois fatores, vale a pena entrar em contato com os desenvolvedores para sugerir esta opção.

Obviamente, é necessário ter acesso a um telefone celular para usar a autenticação em dois fatores. Para maximizar a segurança dos seus dados, é essencial que este celular seja de apenas seu acesso. Mesmo usando a sua senha, você não conseguirá logar nos seus serviços se não receber o código enviado pela autenticação em dois fatores.

authy_wazx

Aplicativos de autenticação

No entanto, contar com o envio de SMS pode não oferecer toda a conveniência que você procura. A rede da sua operadora pode estar passando por dificuldades de sinal, além de alguns serviços estrangeiros não saberem lidar bem com envios internacionais. A saída, nestes casos, é usar um aplicativo de autenticação. Eles são responsáveis por gerar os códigos de autenticação para os seus sites, eliminando a necessidade de recebê-los via SMS pelo serviço.

Um destes aplicativos é o Google Authenticator, que obviamente possui pleno suporte às funcionalidades do Google. Serviços como Facebook, Dropbox e outros também suportam os recursos do Google Authenticator. A ativação de cada site é feita através de um QR code: basta apontar o seu celular para o código gerado para cadastrar as informações do serviço no seu Google Authenticator. Depois disso, você não precisará mais contar com SMS para logar nos seus sites: basta abrir o aplicativo.

Outra alternativa, considerada superior ao Google Authenticator, é o Authy. O grande trunfo dele é hospedar as suas informações na nuvem, associadas a uma conta do próprio aplicativo. Assim, mesmo que você exclua o aplicativo ou troque de celular, suas informações continuarão intactas e acessíveis ao reinstalá-lo. No caso do Google Authenticator, você teria que recadastrar todos os serviços novamente. Outra vantagem do Authy é funcionar perfeitamente em computadores e tablets, oferecendo uma alternativa mais cômoda ao smartphone.

Curtiu estas dicas? Agora é com você: busque as configurações dos seus principais serviços e ative a autenticação em dois fatores. Em quais você pretende ativá-la? Se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Comentários

Comentários