Como escolher o melhor headset!

Jogos modernos estão utilizando cada vez mais avanços na tecnologia para criar ilusões sonoras de espaço e aumentar o realismo e a imersão dos jogadores, especialmente aqueles que utilizam do foco em primeira ou terceira pessoa. Mas para poder tirar o máximo de proveito dessas experiências, é preciso contar com um sistema de som de qualidade, que consiga reproduzir o áudio com a fidelidade que os jogos merecem.

Diferentemente de outros componentes do seu computador ou console, infelizmente, escolher um headset ou headphone é um pouco mais complicado: não existe e nem pode existir uma simples lista falando qual é o melhor e ponto, afinal, todos somos diferentes e temos preferências diferentes quando a questão é som e música, mas existem algumas explicações e dicas que podem te ajudar a escolher o melhor headset de jogos para você. Confira!

Plataforma

A primeira coisa que você tem que considerar na hora de escolher um headphone é: em que sistema você pretende conectá-lo? Nem todo headphone é compatível com consoles sem o uso de algum adaptador específico, por isso, verifique se o headphone que você escolheu funciona com o seu sistema favorito.

Ambiente

Imagine o lugar onde você normalmente esta jogando. Se for um quarto escuro e silencioso, e caso você goste de um som mais próximo do “ao vivo”, considere um headset “aberto”. Estes possuem passagem de ar nos fones, fazendo o som parecer mais aberto, e não bloqueiam o som externo. Também são mais frescos para quem costuma suar muito nas orelhas.

Mas se você joga em uma sala cheia de barulhos, TVs ou pessoas no fundo, e precisa de uma imersão completa sem que seja necessário colocar o volume no máximo (afinal, faz mal para os ouvidos!), sua opção é o “headset fechado”, que bloqueia o som externo dá a sensação de que o som está dentro da sua cabeça.

Conforto

Se as suas sessões duram algumas (ou várias) horas seguidas, é importante dar uma atenção especial ao conforto do headset, especificamente nas 3 categorias:

Peso do headset

Apesar de nenhum headset ser pesado suficiente para causar danos no pescoço, alguns pesam bem mais que outros, e isso pode alterar a imersão no jogo.

Elasticidade da alça

Isso altera o aperto que os fones terão na sua cabeça, e se você tem uma cabeça um pouco maior, um headfone mais apertado pode causar dores se usado por muito tempo. Quanto mais força você precisar para flexionar a alça, mais ela irá apertar, por isso, procure uma que aperte pouco no início, pois a maioria dos materiais tende a ceder e se adaptar com o tempo.

Formato, tamanho e material dos fones

Essa é a característica que mais importa no conforto de um headphone. Alguns são feitos para ficar sobre a orelha inteira, os chamados “over-the-ear”; outros são feitos para descansar em cima da orelha; alguns possuem materiais porosos nas espumas que melhoram a ventilação; outros possuem cobertura de materiais mais fechados, tipo couro sintético, que melhoram a vedação sonora. Escolha o que for mais confortável para o seu tipo de orelha, se puder testar na loja melhor, se for compra online, procure avaliações de outros usuários do produto em específico.

Qualidade

É claro que a qualidade do som é muito importante, mas essa categoria é altamente subjetiva. O que faz o som são os pequenos auto-falantes instalados em cada lado do fone:

  • Fones com auto-falantes maiores (50mm ou mais) costumam produzir sons mais ricos com mais graves, mas gastam mais energia e por isso talvez precisem de uma placa de som dedicada para ter volumes agradáveis.

  • Já os fones com mais de um auto-falante por lado conseguem reproduzir som Surround com mais fidelidade do que os fones Stereo comuns.

Também é importante prestar atenção na qualidade e funcionalidades do microfone, afinal, ninguém gosta de jogar com aquele cara que parece que está falando do fundo do mar ou do qual se escuta cada barulho da casa do outro lado da linha.

Lembre-se de verificar os componentes do seu próximo fone, o fone ser bonito e estar na moda não necessariamente significa que ele é de boa qualidade.

E você, consegue escutar os passos dos inimigos antes de virar a esquina? Qual seu headset preferido? O que procura em um headset perfeito? Conte-nos nos comentários!

banner-post-linha-headset1

Comentários

Comentários


1 comment

Gostaria de saber mais sobre os dados técnicos, como comparar vários Headset pela ficha técnica, sensibilidade, etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *