Computador é um negócio caro. Acompanhar os últimos lançamentos de cada peça é, para a maioria, economicamente inviável. Por isso é tão chato quando, invariavelmente, chega aquele momento em que utilizamos nossa máquina e pensamos: “está na hora de trocar”.

Mas será que está mesmo? Assim como ocorre com a saúde das pessoas, problemas na saúde do seu PC podem ser evitados com um pouquinho de manutenção e cuidados básicos. Neste post você vai aprender alguns passos para fazer o seu computador durar mais tempo, sem susto e sem estrago!

Mantenha seu sistema atualizado

Em primeiro lugar, o sistema operacional. Sim, é chato baixar todos aqueles updates intermináveis do Windows, mas essas atualizações geralmente são muito importantes para que o sistema continue rodando como deve. Para além disso, os outros componentes de seu PC também precisam de cuidados. Instalou uma placa de vídeo? Mantenha-a sempre atualizada com o último driver lançado pelo fabricante. O mesmo vale para placas de som, rede, chipset da placa-mãe e qualquer outro dispositivo utilizado pelo PC. A maioria dos drivers pode ser encontrada gratuitamente na página dos fabricantes, e muitas vezes essa atualização evita problemas bobos e chatos ao mesmo tempo!

Gerencie seus programas

É muito comum, entre computadores problemáticos, encontrarmos um HD lotado e desordenado. Não usa mais aquele programa? Desinstale. Cansou daquele joguinho? Desinstale. E lembre-se: para desinstalar não é só excluir! A maioria dos programas têm um arquivo apropriado para desinstalação, e, caso você não encontre, utilize o painel de controle (no caso do Windows, mas há ferramentas análogas em qualquer sistema operacional) para desinstalar o programa. Apenas depois de corretamente desinstalado, exclua os arquivos restantes. Também existem programas que fazem isso por você de forma mais intuitiva, como o Revo Uninstaller ou o IObit.

Utilize um antivírus

É muito importante ter um antivírus para fazer a proteção de sua máquina, principalmente em sistemas operacionais mais suscetíveis a este tipo de software. Existem várias alternativas gratuitas e de qualidade, como o Security Essentials (da própria Microsoft) ou o Avast. Também é essencial configurar adequadamente outras opções de segurança, como, por exemplo, o firewall utilizado para conexões. Um computador seguro pode durar mais tempo e evitar formatações desnecessárias!

Limpe os arquivos temporários

A maioria dos sistemas operacionais utiliza arquivos temporários para processar as demandas do usuário de um computador. O problema é que estes sistemas geralmente deixam os arquivos por mais tempo do que o necessário, e limpar este verdadeiro reservatório de arquivos parados pode ajudar na performance da máquina. Vários programas realizam essa tarefa, como, por exemplo, o CCleaner.

piriform_ccleaner

Limpe seu PC

Não podemos esquecer do hardware! Não adianta muita coisa termos um PC impecável em termos de sistema operacional, drivers e programas, se temos um cooler pelo qual não passa ar. É importantíssimo, de tempos em tempos, abrir o seu gabinete e limpar os componentes. Mas, claro, com muito cuidado e tomando as medidas necessárias para não danificá-los.

Antes de tocar componentes elétricos, como placas e memórias, desmagnetize suas mãos tocando em uma chapa metálica (geralmente, a parte interna do gabinete já resolve). Além disso, evite usar água e, caso use, que seja apenas um pano úmido. Além disso é importante deixar o PC desligado durante algum tempo após a limpeza. O ideal é utilizar ar comprimido, que pode ser comprado em qualquer loja de informática ou de ferramentas. Retire a poeira das placas e limpe os coolers. É impressionante a quantidade de sujeira que pode se acumular dentro de um gabinete!

Mantenha o ambiente limpo

Não adianta nada limpar o PC e em seguida colocá-lo em um ambiente sujo. Evite deixar seu gabinete próximo de restos de comida, farelos, marcas secas de refrigerantes e sucos ou focos de poeira. Formigas e baratas podem passar a viver dentro do gabinete, causando danos irreparáveis às peças. Este, inclusive, é um problema mais comum do que as pessoas imaginam! Certifique-se de que o gabinete está bem cuidado e em condições adequadas de uso.

Curtiu as nossas dicas? Não deixe de comentar sobre quais as suas técnicas para evitar problemas com o seu PC! E se você ficou com alguma dúvida escreva para a gente através do espaço de comentários!

Comentários

Comentários