HDs externos são ótimas opções para liberar espaço em seu PC e proteger aqueles filmes, músicas ou fotos que você tanto ama. Já imaginou se o HD do seu computador um dia queima? Pronto, lá se vai todo o arquivo! Sendo assim, ao fazer backups periodicamente do PC para o HD externo, você assegura a preservação dos seus documentos, fotos e tudo mais que quiser armazenar. No mercado atual existem milhões de diferentes HDs com formatos, capacidades e processos de montagem diferentes. Mas e então, como escolher o modelo ideal? É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira!

Questões técnicas no seu sistema

É fundamental verificar algumas questões técnicas. O ideal é que seu sistema tenha uma entrada do tipo USB 2.0 — ou superior, como a 3.0 — pois a utilização de antigas portas USB pode prejudicar a velocidade de transmissão de dados.

É importante também, para que você use o seu HD externo com tranquilidade, optar por sistemas operacionais mais recentes. Alguns HDs possuem software adaptador para outros sistemas operacionais.

portable_hard_drives-100013718-large

Na hora de comprar

Algumas questões importantes devem ser avaliadas para não ter erro na escolha:

Tamanho

No mercado existem basicamente, dois tipos de HDs externos, sendo eles os de 3,5″, que comumente são conhecidos como HDs de mesa; e os portáteis, normalmente de 2,5″. Para decidir qual deles te atenderá da melhor maneira é preciso por na balança a questão da mobilidade: se você pretende transportar seu HD externo com frequência, confira a qual a melhor opção para você antes de efetuar a compra.

Resistência

Alguns modelos possuem proteção anti-impacto. Os HDs externos de mesa podem servir melhor a quem quer fazer backups, sem precisar transportar frequentemente os dados. No caso dos portáteis, eles costumam resistir mais a choques ou colisões, e, por isso, são mais recomendados para quem precisa transportá-los com frequência, seja na mochila ou mesmo no bolso.

Memória

Outra questão que deve ser analisada é a capacidade de memória: os modelos de mesa costumam variar entre 250GB e 2TB, já os portáteis variam entre 500GB e 4TB. Analise o quanto de espaço você precisará e considere a questão da mobilidade.

NAS

Encontram-se também disponíveis no mercado, para o uso de empresas ou uso pessoal, os chamados NAS (Network Attached Storage). Eles são dispositivos maiores que um HD e, neste caso, o armazenamento de arquivos serve a uma rede de computadores. Um NAS atende toda a rede da família, até mesmo a rede sem fio, enquanto HDs USBs comuns não dispõem dessa funcionalidade

Velocidade

A maioria dos PCs atuais possui a porta USB 2.0. Porém, outras portas, com velocidades de transmissão ainda maiores, como a 3.0, já estão presentes no mercado.

Um HD externo que acompanhe não apenas USB, mas também cabo do tipo eSATA oferece uma conexão mais rápida com transferência de até 3 Gbit/s. 

Você também pode instalar uma placa eSATA PCI em seu computador, para ter conectividade eSATA. Para edição de áudio, vídeo ou backup de grandes volumes, a conexão eSATA é mais recomendada.

best-portable-external-hard-drives-2011

Entendeu um pouco mais sobre o que avaliar quando você for escolher o seu HD externo? Lembre-se que a capacidade e a segurança devem sempre vir em primeiro lugar. Se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Continue de olho no nosso blog!


Comentários

Comentários