A memória RAM é a preferida de quem curte games, edição de vídeo e quem trabalha com computação gráfica. Isto porque ela é a responsável por armazenar as informações que são utilizadas com mais frequência pelo computador. A sigla RAM vem de Random-Access Memory (Memória de Acesso Aleatório), ou seja, um tipo de memória que é acessada pelo processador a qualquer momento e ponto, para realizar a leitura ou gravação de dados.

Devido a essa característica, a memória RAM é utilizada para manter o desempenho do computador enquanto ele trabalha, gravando e lendo informações rapidamente. Ou seja, a quantidade de RAM está diretamente ligada ao desempenho da sua máquina, sobretudo para programas mais pesados, como games de última geração e edição de vídeo, que precisam gravar e ler a todo momento grandes quantidades de informação.

Assim, o normal é pensar que, quanto mais RAM, melhor, correto? A reposta é: sim. Entretanto, comprar memória RAM tem o seu custo. Além disso, cada placa-mãe suporta uma quantidade e tipos específicos de memória RAM. Ou seja, para dar um upgrade na memória RAM, pode ser preciso investir também em uma placa-mãe. Para te ajudar a escolher melhor o que você precisa, sem gastar dinheiro à toa, preparamos este post exemplificando quanta memória RAM é necessária para cada atividade. Confira!

2 GB: um computador básico

Com 2 GB de memória RAM, uma máquina é capaz de realizar tarefas básicas do dia a dia com facilidade, como navegar na internet, utilizar e-mail, editar textos e planilhas e mesmo assistir a vídeos e música — no disco rígido ou online.

Neste caso, problemas de performance costumam aparecer quando se executa muitas tarefas ao mesmo tempo. Caso você tenha necessidade de operar muitos programas simultaneamente, é preciso passar para o próximo nível de RAM.

gskill-rip-sandy

4 GB: uma máquina que dá conta do recado

Esta quantidade de RAM se tornou um padrão para a maioria dos computadores atuais. Com 4 GB você será capaz de realizar as atividades que explicamos no item anterior, mesmo que sejam mais de uma ao mesmo tempo. Além disso, a máquina torna-se capaz de realizar edições simples de imagem e vídeo e ainda de jogar games mais simples, no disco rígido ou online.

6 GB a 8 GB: memória para usuários avançados

Memórias de 6 ou 8 GB são indicadas para quem realiza atividades mais avançadas com o computador, como operar diversas tarefas ao mesmo tempo ou realizar edições mais complexas de imagens e vídeos utilizando softwares profissionais. A esse ponto, é preciso investir na memória RAM para que ela dê conta do trabalho exigido por esses softwares. Lembre-se que a memória RAM não faz milagres: pode ser necessário também investir em uma boa placa de vídeo e ter uma qualidade de processamento, certo?

RAM

16 GB: performance para o que você necessitar

A maioria dos usuários não irá necessitar de uma quantidade de memória tão avançada. Já para quem realiza edições pesadas em vídeo e imagem, ou joga games de última geração, ter uma memória RAM robusta é um imperativo. O indicado é investir em 16 GB RAM acompanhado de uma boa placa de vídeo e processador potente. Como você viu nos tópicos acima, não se esqueça de conferir quais as capacidades da sua placa-mãe e quais tipos de memória RAM ela comporta.

E aí, qual memória você vai escolher para o seu próximo computador? Quer conhecer mais sobre memória RAM? Leia também o nosso post “Waz explica: para que serve a memória RAM?Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe o seu comentário!


Comentários

Comentários