Já pensou em usar uma trackball em vez de um mouse?

Apesar de não ser tão conhecido como o mouse e nem mesmo como as mesas digitalizadoras, o trackball é uma excelente opção para navegar em sistemas operacionais seja em computadores desktop ou notebooks e, com certeza, merece mais atenção dos consumidores brasileiros.

A principal diferença dele para um mouse tradicional é a presença de uma bola que é utilizada para mover o cursor. A princípio, a diferença pode parecer um tanto simples, porém influencia não só na experiência de navegação, mas também diminui as chances do usuário desenvolver problemas de lesão por esforço repetitivo (LER).

Mudar nunca é fácil e simples, principalmente quando o assunto são gadgets ou softwares aos quais se está acostumado a utilizar. Essa mudança pode gerar, entretanto muitos benefícios e, por isso, listamos algumas vantagens de usar o trackball.

IMGP0330

Ergonomia

Quem trabalha usando computador durante todo o dia sabe que o punho, por vezes, fica dolorido devido à repetição de movimentos tanto para movimentar o mouse quanto para digitar. Isso é reduzido pelo trackball, pois a tecnologia do acessório não exige que você fique movimentando o pulso para os lados para mexer o cursor sobre a tela, como o mouse e o trackpad.

O trackball lhe permite utilizar um dos dedos de acordo com o modelo do equipamento. Um dos mais famosos modelos é o M570 da Logitech que é operado apenas com o movimento do dedão para executar as tarefas no computador. Dessa forma, sua mão ficará em repouso, e as dores no punho e na mão podem ser evitadas e as chances de você fazer parte dos 100 mil trabalhadores que sofrem do problema por ano, diminuem.

Logitech-Wireless-Trackball-M570

Ideal para viagens

É comum ver pessoas trabalhando em aeroportos e até mesmo durante o voo. Neste caso, por exemplo, muitas vezes usa-se a bandeja do avião como suporte. O tamanho reduzido dela, dificulta o trabalho no notebook com auxílio do mouse.

O trackball com função wireless, em uma situação como essa e outras nas quais você tem pouco espaço, é adequado justamente por não necessitar de muito espaço.

Mini-Mouse-Trackball-2-695x417

Precisão de reposta

Assim como mouse e trackpad, o trackball oferece uma boa precisão de movimento do cursor, ao contrário do que muitas pessoas acham. O que muitas vezes acontece é a desistência do uso, logo no período de adaptação. Como já falamos aqui, mudar de hábito não é fácil. Quem sempre usou Windows e um dia começa a trabalhar em uma empresa que só disponibiliza o sistema operacional da Apple, vai estranhar no início, mas, passado o período de adaptação, fica mais natural. O mesmo vale para a utilização do mouse.

Até mesmo para games de primeira pessoa e outros formatos o trackball é usado. Em alguns casos, porém, pode apresentar um pequeno delay, algo que deve ser avaliado antes de comprar um exemplar.

E aí, depois de ler o post acha que vai dar uma chance para o trackball? Se você usa, partilhe conosco sua experiência. Acompanhe a Waz para saber mais sobre o mundo  da informática.


Comentários

Comentários


2 comments

Estou comprando o meu agora!
Sou desenvolvedor de sistemas e assim como muitas outras profissões, trabalho no computador as vezes mais de 8h por dia.
Esse é o tipo de investimento que nem devemos pensar, e sim fazer, buscando conforto e minimizar lesões (que já estou percebendo).
Bora lá…fase de adaptação vem aí.

Oi Leornado, eu uso um, tenho um driver que não acha em sites, que permite vc usar uma mesa digitalizadora sem dar conflito, se te interessar podemos negociar, esse drive vc consegui cancelar o mouse e usar o bola na barra de rolagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *