Adora ler? Você precisa conhecer os e-readers!

Assim como outros prazeres, o prazer da leitura também tem sido revolucionado pela tecnologia! Hoje vamos falar um pouco dessa experiência de leitura diferenciada que é a leitura através de dispositivos eletrônicos especialmente criados para esse fim, os e-readers.

Facilitadores elegantes, leves e de carga durável

Aliados na tarefa de proporcionar prazer ao ato de leitura e estimuladores para que se leia mais, ao contrário do que precipitadamente possa se pensar, os e-readers não só vieram para facilitar o transporte dos livros e simplificar o acesso a eles, mas também para proporcionar uma experiência diferenciada do ponto de vista da praticidade.

Não só o acesso aos livros é um atrativo, mas o acesso a todos aqueles documentos que se deseje carregar consigo, seja por capricho, gosto ou necessidade.

Além da possibilidade de grande armazenamento de acervos e da maior facilidade de acesso a eles, esses aparelhos oferecem uma gama de características que fariam qualquer leitor aderir de bom grado. São leves, elegantes, fáceis de transportar, custam relativamente pouco e possuem uma durabilidade de bateria medida em semanas. Dependendo o uso, alguns e-readers conservam a carga por até oito semanas!

O melhor, em termos de experiência de leitura, fica a cargo das telas. Chamadas de e-ink, numa referência a “tinta eletrônica”, ambicionam a naturalidade do papel e estão bem perto disso: ao contrário das telas de cristal líquido (liquid crystal display, LCD), não cansam porque não emitem luz, apenas refletem a luz do ambiente, assim como o bom e velho papel. O resultado é o conforto na visualização e muitas horas de leitura garantidas.

kindle-3-vs-book-closeup.preview

Serviços que podem vir junto com o produto

Atualmente temos disponíveis no mercado brasileiro diferentes marcas de e-readers. Os preços são quase equivalentes, mas detalhes aparentemente simples, como um retorno rápido e cordial da equipe de suporte, podem fazer a diferença na hora de decidir a compra.

O Kindle, vendido pela norte-americana Amazon, precursor no mercado desse tipo de equipamento, oferece serviços bastante atrativos. É o caso da transferência de arquivos via e-mail.

Funciona assim: como os e-books, ou outros materiais, nem sempre apresentam um mesmo formato (ePub, MOBI, PDF, etc.), nem todos podem ser lidos pelo Kindle. O usuário teria de converter para o formato adequado ao equipamento. O que a Amazon faz é disponibilizar para os usuários do Kindle a conversão de arquivos para o formato do Kindle por meio da transferência de arquivos através de e-mail. Isso pode ser feito a partir do próprio site da Amazon.

Outro serviço lançado recentemente, por enquanto apenas na loja norte-americana, é o Kindle Unlimited. Anunciado em julho deste ano, esse serviço refere-se a uma assinatura mensal que permite ter acesso a aproximadamente 600 mil e-books que podem ser baixados gratuitamente, como quando são comprados. É possível ao assinante baixar até 10 ao mesmo tempo e ler quantos quiser.

Sobre a memória dos e-readers, é preciso dizer que os modelos atualmente disponíveis comportam um número mais que satisfatório em termos de armazenamento de material. Alguns, inclusive, oferecem oportunidade de memória expansível por meio de um cartão SD, embora não seja algo absolutamente necessário.

kindle-unlimited

As vantagens de ser um leitor com foco

O e-reader é uma ferramenta tecnológica para servir aos bons leitores. Para isso é que foi especificamente desenvolvida. Apresenta a possibilidade de uma leitura confortável, permite anotações, é prático no transporte de muitos títulos e encaixa-se perfeitamente ao estilo de vida “vai-e-vem” dos dias de hoje.

O foco na leitura implica não ter distrações, não ter distrações em tempos de Internet é quase um luxo. Disto se conclui o bom investimento que um e-reader pode representar.

Seja qual for a tribo à qual pertençam, pessoas sempre em movimento não têm de abandonar ou diminuir o hábito da leitura em função do tipo de vida que levam. A tecnologia dos e-readers veio para garantir que o oposto aconteça.


Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *