O dentista do futuro poderá te dar dentes novos usando lasers e células-tronco!

Você já imaginou recuperar um dente danificado ou quebrado com um simples feixe de laser de baixa potência, sem precisar de uma obturação ou ter que utilizar uma dentadura? Isso em breve poderá ser possível! Será o fim daqueles temidos e dolorosos longos procedimentos odontológicos, terríveis para qualquer um.

Esta novidade foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Harvard e publicada recentemente na revista americana especializada Science Translational Medicine. Hoje vamos contar todos os detalhes sobre esse estudo e mostrar como funciona esse novo método revolucionário. Confira:

A descoberta

Depois de muitas pesquisas, os cientista descobriram que as células-troncos dentais humanas podem ser estimuladas a produzir dentina, o tecido ósseo localizado na parte interna do dente, sob o esmalte, e que compõe a maior parte da massa dental, ao receber rápidas descargas de laser de baixa potência.

Isso ocorre devido a reação entre o laser e as moléculas de oxigênio quimicamente ativas presentes no dente, que estimulam o fator de crescimento da dentina, provocando sua produção.

Essa descoberta é extremamente importante e revolucionária, uma vez que, atualmente, é possível apenas substituir a dentina por material sintético para corrigir eventuais problemas dentários. Mas a partir desse novo procedimento, a expectativa é de que será possível fazer com o que os dentes se regenerem e voltem a crescer de forma natural, sem a necessidade de procedimentos ou intervenções cirúrgicas.,

02doacao

Primeiros experimentos

Apesar dos resultados muito animadores, os testes em seres humanos ainda não foram iniciados. Quando realizados em roedores houve o aumento de produção de dentina após 12 semanas. É um tratamento de médio prazo, se confirmados os resultados. Mesmo assim, uma alternativa muito melhor (e menos invasiva) do que as cirurgias atuais.

Contudo, essa técnica ainda requer alguns cuidados, uma vez que a exposição ao laser também pode estimular o crescimento de outros tipos de células-tronco, além das dentais, sem necessidade. Assim, será necessário aumentar a segurança dos procedimentos.

Dentista_atende_paciente_Hieronymus_Parth_081012

Técnica promissora

Além do mais, esta técnica é bastante promissora, não somente para a regeneração dos dentes, mas diversos outros testes já foram realizados para recuperar células capilares e da pele.  

Com o sucesso dessa empreitada usando a tecnologia de raios lasers de baixa potência, muito mais novidades podem vir por aí, como a regeneração óssea e cicatrizações de queimaduras e ferimentos com maior rapidez. E com muito menos riscos, uma vez que este método não-invasivo é muito mais seguro.

Células-tronco

Esse tipo de célula, também chamada de células-mãe ou estaminais, segundo os cientistas pode revolucionar o tratamento médico e a terapia de diversas doenças cardíacas, neurológicas, nefrológica e endocrinológicas.

Isso se dá devido a grande capacidade e rapidez desse tipo de célula de se dividir e dar origem a praticamente qualquer tipo de tecido, o que pode ser fundamental no combate de diversos males, uma vez que será possível multiplicar as células saudáveis para combater ou substituir àquelas não-sadias ou comprometidas.

not-22-08-2013

Aqui no Brasil é permitida, por meio de lei federal, a utilização para fins de pesquisa e terapias de células-tronco apenas de embriões inviáveis ou congelados por mais de três anos, desde que com o consentimento dos pais. Em outros países, as leis ainda variam desde a proibição total até a liberação parcial, como no Brasil. A decisão sobre este tipo de pesquisa científica é um dos pontos mais controversos e importantes para a ciência no nosso tempo!

Gostamos, aqui na Colaboratech, de lembrar que tecnologia não é só para desenvolver aparelhos eletrônicos e consumíveis. A ciência e tecnologia têm, acima de tudo, um compromisso em trazer melhorias à vida das pessoas. E isto vai muito além dos nossos hábitos de consumo.

Você concorda, leitor? É a favor ou contra as pesquisas com células tronco? Deixe seu comentário!


Comentários

Comentários


Related Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *