3 maneiras de dar vida nova ao seu computador velho

Não há como evitar: computadores, assim como nós, envelhecem. Novas tecnologias estão sempre sendo desenvolvidas e, por isso, é uma questão de tempo para que a sua máquina deixe de ser compatível com os programas mais avançados.

Entretanto, isso não significa que os computadores devam ser jogados no lixo. Separamos aqui uma série de dicas para você reaproveitar sua máquina antiga, o que pode lhe render bons momentos de diversão, evitar a produção de lixo desnecessária e ainda ajudar a outras pessoas. Confira!

Aposte nos jogos antigos

Para os games de última geração, é preciso ter um computador recente, com uma boa placa de vídeo, um bom processador, dentre outras peças avançadas – e caras. Entretanto, um computador mais “velhinho” pode dar conta de diversos games mais antigos, com menos recursos gráficos, mas que já fizeram a alegria de muita gente.

Você pode buscar por jogos antigos de PC ou mesmo instalar emuladores para jogos de videogame um pouco ultrapassados, como Atari, Master System e Super Nintendo. Há diversos jogos clássicos fabricados há muitos anos e que ainda hoje são considerados alguns dos melhores games da história. Não é preciso nem dizer que uma tarde jogando Sonic, Super Mario ou Alex Kidd pode ser inesquecível.

Você ainda pode utilizar o computador antigo, junto ao seu atual, para jogar com sua família ou amigos games multijogadores. Pesquise na internet sites gratuitos com jogos para mais de um jogador e convide pessoas para se divertir com você.

MarioKart_Multiplayer

Aprenda sobre softwares livres

Que tal utilizar o seu PC antigo para aprender a utilizar softwares livres? Você pode começar instalando um sistema operacional gratuito e aberto, com base Linux. Em seguida, você pode passar para programas livres, como o GNUzillla para navegar na internet; o OpenOffice para editar textos e criar planilhas; ou o GIMP para edição de imagens e criação.

Softwares livres são gratuitos, incentivam desenvolvedores independentes e organizações sem fins lucrativos, e ainda são um bom estímulo para que você aprenda, pelo menos um pouco, sobre como funcionam o sistema do seu computador e os programas que você instala. Quem sabe você não se interessa, começa a aprender programação e se torna também um desenvolvedor?

opensource

Faça uma doação

Se você tem condições de comprar um computador novo, talvez seja uma ótima ideia doar a sua máquina antiga para quem necessita. Olhe ao redor e perceba que não vão faltar pessoas que podem fazer bom proveito da sua máquina: instituições de caridade; escolas, creches e asilos; centros de computação comunitários; organizações sem fins lucrativos; dentre vários outros.

Uma outra sugestão é doar o seu computador a um parente idoso que não tenha uma máquina. Pode ser uma ótima oportunidade para que ele se alfabetize digitalmente e um excelente motivo para você passar mais tempo com ele ensinando-o a navegar na internet.

Ganhe mais espaço

Caso a sua máquina antiga tenha um bom espaço em HD, você pode utilizá-la para realizar backup dos seus arquivos. Deixe-a conectada a sua rede de internet e a utilize como um servidor.

Utilizar uma máquina antiga como backup pode ser uma ótima opção para famílias que possuem diversos computadores na mesma casa, tornando-se uma “mão na roda” na hora de acessar aquela pasta de fotos da última viagem, por exemplo. Você também pode conectar as impressoras e outros aparelhos externos a esse computador antigo, centralizando e simplificando o trabalho.

Caso a sua máquina antiga possua um HD pequeno, você pode comprar um disco rígido maior ou mesmo instalar novas unidades. Pesquise os preços e compare com os custos de um HD externo antes de realizar a compra.

Atenção: peças de eletrônicos não podem ser descartadas no lixo comum, pois produzem substâncias que, ao serem decompostas, podem contaminar o solo e cursos de água subterrânea. Se você decidir jogar o computador ou qualquer componente fora, procure um centro de descartes de resíduos eletrônicos na sua cidade.

recicla

E aí, gostou das nossas dicas? Você tem alguma outra alternativa para reaproveitar uma máquina antiga? Deixe seu comentário aqui!

Comentários

Comentários


4 comments

Muito interessante…Parabéns pelo blog…Seria de grande valia se vocês pudessem explicar como criar uma rede para utilizar o pc antigo como servidor…Vai uma dica também…postar links nos posts como nesse caso link dos emuladores, softwares livres…Valeu?!

Obrigado Jason! Agradecemos as dicas. Pode deixar que já estão todas anotadas para os próximos posts. Continue acompanhando o wazX! Abraços

Só não entendi o que os softwares livres tem haver com computadores velhos? Não é porque o software é livre que ele necessariamente rode em um computador com pouco poder de processamento…
Os softwares livres não são opção só para quem tem um computador velho sobrando, são ótimas alternativas para quem tem um computador novo e quer tirar mais proveito dele….

[…] já deve ter lido o nosso post sobre como dar vida ao seu computador velho, e hoje o tema é o mesmo, porém, sobre tablets e celulares. Isso mesmo! Você tem um smartphone […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *