Sabe quando o computador começa a fazer um barulhão e, de repente, desliga? O barulhão provavelmente é o seu sistema de refrigeração funcionando a toda para tentar impedir que componentes importantes do seu PC, como a placa mãe, o processador ou a placa de vídeo, por exemplo, superaqueçam.

Como o seu computador desligou logo em seguida, é sinal de que ele não deu conta do recado. Superaquecimento, aliás, é uma das principais causas por trás do famoso “deu pau”. Uma das soluções mais simples e relativamente baratas para isso é fazer uma limpeza: abrir a máquina e tirar toda a poeira acumulada nas peças, de maneira a permitir que o ar circule com mais facilidade e impedir que o calor seja retido pela camada de sujeira, que acaba agindo como um cobertor (só faça isso em casa se você souber o que está fazendo!).

Entretanto, dependendo do uso que você faz do seu PC, a limpeza não resolve sozinha. Muitas vezes, o aircooler (sistema de refrigeração a ar que vem instalado em praticamente todos os aparelhos) pode não ser suficiente. Se você constantemente joga ou usa programas que exigem funcionamento intenso dos componentes, é bem provável que o seu computador siga dando problema. Nesse artigo, você vai conhecer melhor o watercooler – um sistema de esfriamento a água feito para quem exige o máximo -e além- da sua máquina!

wcwhite

Como funciona o sistema

O watercooler tem um funcionamento parecido com o radiador de um automóvel. A água (geralmente misturada a alguns aditivos), condutor mais eficiente que o ar, circula por meio de mangueiras pelo equipamento, absorvendo o calor gerado pelas peças. O líquido aquecido segue para um radiador, onde é resfriado pelo contato com o ar, em seguida, uma bomba impulsiona a água de volta para as mangueiras, reiniciando o processo.

Uma das vantagens dos watercoolers em relação aos tradicionais sistemas a ar é o silêncio. Normalmente, eles fazem um barulho significativamente menor. Quem gosta de efeitos especiais pode, inclusive, adquirir watercoolers “temperados” com corantes (vermelhos, azuis, amarelos, verdes, aí é com você).

2007hydrxpentosindye2

Quando usar?

Muitos programas exigem um uso intenso do processador, como games e programas de edição de vídeo e áudio, por exemplo. Não à toa, alguns usuários realizam overclocking – procedimento que força o processador a operar em uma frequência mais alta do que a estabelecida pelo fabricante. O resultado é um desempenho melhor e um aquecimento ainda mais intenso. Se você pensa em fazer um overclock no seu PC ou percebeu que o aircoleer não está dando conta do recado, a refrigeração a água pode ser uma solução.

atcs_01

Tem desvantagens?

O watercooler não é exatamente barato. Os mais simples custam em torno de R$ 200, mas à medida que é necessário maior potência, ou o resfriamento de outros componentes, como RAM e GPU, o preço sobre rapidamente. Para quem prioriza o alto desempenho acima de tudo, vale muito à pena. Mesmo watercoolers caros são muito mais baratos que substituir os componentes que eles protegem! Mas cuidado: se mal instalado, o líquido pode vazar e danificar as peças irreversivelmente. Existem sistemas de refrigeração líquida que utilizam outros materiais, como óleos e lubrificantes, que prometem menor risco de danos.

water-cooler-corsair-h100i-hydro-series-pode-retirar-sp-14261-MLB3754988864_012013-F (1)

Você já experimentou instalar um watercooler? Quais foram os resultados na sua máquina? Comente, contando suas experiências! 


Comentários

Comentários