Tecnologia “Spritz” permite revolucionar a leitura. Veja como!

Você já imaginou se seria capaz de ler um livro de 300 páginas em apenas 90 minutos? Pensando nessa façanha, a startup Spritz, americana com sede em Boston, desenvolveu um aplicativo que pretende aumentar a velocidade média de leitura de um indivíduo em até três vezes. Isso significa que você poderia ler a saga de Game of Thrones em pouco menos de uma semana. Uma verdadeira revolução na leitura, não é mesmo?!

A tecnologia não é novidade, mas a aplicação parece surpreender os curiosos. Em desenvolvimento há três anos, os empreendedores por trás da companhia se basearam em princípios de leitura dinâmica, de ritmo e no Ponto de Reconhecimento Ótico (ORP em inglês), para criar a ferramenta que leva o mesmo nome da desenvolvedora e que, primeiramente, será disponibilizada no mercado mobile, para smartphones com sistema operacional Android.

Pensando nos aficionados por tecnologia, selecionamos algumas das novidades apresentadas pelo aplicativo.  Confira abaixo!

Ler sem mover os olhos

Pode parecer impossível, mas o diferencial da ferramenta está na ausência dos movimentos dos olhos durante a leitura. Isso, porque o Spritz condiciona o leitor a focar no Ponto de Reconhecimento Ótico, que no caso da ferramenta é uma letra destacada e posicionada igualmente, em cada palavra, na cor vermelha. Durante a leitura, o app mostra apenas uma palavra de cada vez na tela do dispositivo, localizada em um mesmo ponto fixo, buscando agilizar o processo de interpretação do texto, sem a necessidade de movimentar os olhos.

Assim, a startup acredita que triplicará o índice de aproveitamento padrão da leitura – de 220 palavras por minutos para mais de 600. As expectativas não acabam por aí! Ao atingir a velocidade máxima do aplicativo, o usuário poderá ler até mil palavras por minuto. Haja treino e concentração para que o cérebro se acostume!

Spritz in action

Do smartphone à televisão

Ainda sem previsão de lançamento no mercado, a startup comunicou que o Spritz não pretende ficar limitado aos e-books e apresentou como objetivo estratégico a integração da ferramenta com alguns serviços instantâneos, curtos e dinâmicos, como e-mail, mensagens de textos e, até mesmo, ser útil em redes sociais.

Há muita especulação sobre os dispositivos que devem acoplar a tecnologia, mas tudo indica que alguns dos favoritos serão o smartphone Galaxy S5 e o smartwatch Galaxy Gear 2, da fabricante sul-coreana Samsung. Nesses dispositivos o Spritz seria, inicialmente, destinado à leitura de e-mail.

spritz-galaxy-s5

Além disso, a startup cadastrou cerca de 10 mil desenvolvedores interessados em trabalhar com o software. Eles receberão assistência e ferramentas para efetivar a integração do Spritz aos seus aplicativos, com sistema operacional Android, e sites, em Javascript, de forma gratuita. A versão iOS do app também está nos planos da empresa.

Além dos sites e dispositivos móveis, a companhia comunicou o interesse em desenvolver o sistema de leitura para aparelhos com televisão integrada, funcionando com semelhança à tecla SAP.

Ainda é cedo para dizer se vai vingar, mas o modelo agradou muito aos  usuários que realizaram teste com a tecnologia. Você conseguiria se adequar ao padrão de leitura Spritz? Compartilhe conosco o seu comentário!


Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *