A diligência com que a tecnologia avança faz com que nossos conhecimentos na área se tornem obsoletos com um estalar de dedos. E nem sempre é fácil estar atualizado com o ritmo desse avanço! Provavelmente você já ouviu falar sobre o Bluetooth e Wi-fi, assim como provavelmente já utilizou pelo menos um dos dois. Mas será que você sabe exatamente qual a diferença entre eles e para o que cada um serve?

Já ouviu falar sobre a tecnologia wireless?

Aparelhos eletrônicos têm formas distintas de comunicação: cabos, discos, sinais infravermelhos e há também o wireless, que nada mais é que uma forma de transmissão de informação sem a utilização de fios. Tanto o Bluetooth como o Wi-Fi são protocolos de comunicação sem fio, porém cada um tem uma designação diferente.

De forma simples e objetiva- o Bluetooth transmite informações entre curtas distâncias e o Wi-Fi permite a transmissão de informações a longo alcance. Mas há também outras características como você pode conferir a seguir:

w1

Bluetooth

Conectar fones de ouvido, impressoras, telefones e outros aparelhos através de cabos é coisa do passado. O Bluetooth dinamizou a conexão entre dispositivos eletrônicos e é através dessa conexão que nós podemos trocar informações como por exemplos músicas e imagens entre dois smartphones, ou entre um computador e um smartphone, enviar um documento para ser impresso do seu computador para a impressora e usar telefones e fones de ouvido sem fio.

O Bluetooth mantém uma potência de transmissão relativamente baixa, e por isso a energia consumida pelo ele é menor do que pelo Wi-Fi.  Isso poupa a energia da bateria dos seus aparelhos eletrônicos e é por isso que essa tecnologia funciona tão bem em smartphones, telefones sem fio, fones de ouvido, caixas de som e outros aparelhos.  Para aparelhos onde a conexão de curta distância basta, utilizar um meio de troca de informações que não vai zerar a bateria dos aparelhos rapidamente é uma vantagem.

A sua distância de conexão ideal é de 10 metros e a distância máxima é de 100 metros. Essa conexão é muito afetada por obstáculos físicos (como paredes e mobília) onde ela está sendo utilizada.

bluetooth_logo

Wi-Fi

A rede Wi-Fi está cada vez mais difundida no planeta e é amplamente utilizada para a conexão com a internet ou hospedar redes locais, sem a necessidade de cabeamento.

O que antes era feito através de cabos e conexão discada, hoje é tão discreto que você pode passar por hotspots,ou pontos de acesso à internet, sem mesmo perceber.Atualmente é possível utilizar o Wi-Fi para acessar a internet como em aeroportos, hotéis, bibliotecas, livrarias e cafeterias.

Habilitado a funcionar em longas distâncias e a uma velocidade maior que a conexão Bluetooth, o Wi-Fi é indicado para a transmissão de uma grande quantidade de dados e em alta velocidade.

É dessa forma que podemos navegar na internet, assistir filmes online e programas ao vivo, e trocar arquivos de alta qualidade em rede.

As duas redes podem, por vezes, fazer o papel uma da outra. É possível conectar alguns aparelhos por Wi-Fi, e também conectar aparelhos à internet através da função de tethering, disponível em alguns smartphones. Mas isto é mais uma espécie de quebra-galho.

Cada uma com sua especialidade, as duas tecnologias evoluem de maneira independente e pelo menos por um futuro próximo, nossos aparelhos continuarão a fazer uso das duas. Cada uma em sua função!

Wifi

Para continuar aprendendo tudo sobre o mundo da tecnologia, fique ligado no WAZx!

 

 

Comentários

Comentários