Fanático por imagem? Os próximos meses reservam boas surpresas! Conheça hoje tudo sobre a resolução 4k!

Embora as tecnologias de imagem mais avançadas ainda estejam presentes somente nas telas de cinema, não perde por esperar quem pretende garantir as incríveis resoluções cinematográficas dentro de casa. O fenômeno da resolução 4K já vem sendo estudado e preparado para entrar no mercado de consumidores domésticos. Mas, antes, vamos descobrir o que significa a grandiosa Resolução 4K.

lhlgl

Mais pixels, mais detalhes

A tecnologia da resolução 4K busca transmitir uma qualidade de imagem nunca vista antes: com essa nova tecnologia, a resolução de captação e de exibição de imagens passa a ter o incrível numero de 4096 x 2160 pixels de resolução – uma marca fantástica em termos de definição.

É tanta informação que em um segundo de filme em 4K ocupa aproximadamente 2GB de espaço em disco. Desta forma, nessa proporção, um filme com duração de 70 minutos ocuparia o inacreditável espaço de 2,6 Terabytes de armazenamento! Serão necessários novos algoritmos de compressão e distribuição para lidar com volumes tão grandes de dados.

4k-resolution

Os primeiros aparelhos

Desta forma, a indústria já começa a se movimentar para lançar produtos com essa tecnologia nas grandes lojas do ramo. A Samsung, empresa sul coreana de grande sucesso no meio, já começou a comercializar nos mercados da China, Coréia do Sul, Oriente Médio e alguns países da Europa, um televisor de 110 polegadas capazes de transmitir incríveis imagens em altíssima definição – a TV tem 1,8 metro de altura por 2,6 metros de comprimento e precisa até de um suporte especial para manter-se em pé!

O preço ainda é um pouco misterioso, pois o valor varia de acordo com o lugar onde o aparelho é vendido. Porém, segundo a agencia de notícias Associated Press, o televisor custa US$ 150 mil na Coreia do Sul! A Samsung também pretende comercializar TVs com tela curva, pois estes são mais confortáveis e se adaptam melhor a visão humana.

South Korean technological giant Samsung has revealed a giant flagship ultra-high-definition range of TVs that will retail at $40,000.

Produção de conteúdo já começou

Uma vez que o mercado de entretenimento não para de crescer, a demanda por vídeos em 4k promete crescer em ritmo acelerado em 2014. As grandes emissoras de TV (como HBO e SHOWTIME, por exemplo) e também as empresas do ramo de transmissão de conteúdo online para TV, como a Netflix, investem incessantemente em tecnologias para obtenção de imagens cada vez mais surpreendentes, fazendo com que o consumidor experimente e aproveite este novo mundo de possibilidades.

A sensação ao assistir de assistir vídeos que mais parecem uma realidade vista de uma janela deixa os amantes de programas televisivos apreensivos. A nitidez é altíssima e as cores são vibrantes como no mundo real. Os fabricante afirmam que, mesmo chegando perto da tela, é difícil enxergar os pequenos pontos que formam a imagem.

Poder utilizar tamanha tecnologia em casa é uma possibilidade que anima os apaixonados por filmes em alta definição. Com a resolução 4K, agora temos o termo Ultra High Definition – Ultra Alta Definição, em tradução literal. A promessa é que, em breve, o UHD faça as imagens em HD e fullHD atuais pareçam coisa do passado.

O que você acha? É mais uma revolução em termos de imagem, ou um exagero por parte da indústria para vender mais aparelhos?

Deixe suas opiniões nos comentários!


Comentários

Comentários