Guia WAZx: Volte das férias de computador turbinado – Software

Nada melhor que retomar as aulas ou o trabalho com o computador limpo, rápido e organizado! Mas se a sua máquina está uma bagunça tão grande que você não sabe nem por onde começar, hoje o WAZx resolve seu problema. Veja só!

Para deixar seu computador como novo (ou melhor!) precisamos cuidar tanto do hardware quanto do software. No post de hoje, como otimizar seu sistema e organizar seus arquivos. Vamos lá!

Desinstale o que você não usa

Qualquer sistema operacional moderno tem um painel onde é possível ver todos os softwares instalados na sua máquina. Sua limpeza deve começar por aí. Vá ao “remover programas” do seu computador e dê uma boa olhada em tudo o que você possui instalado.

Quem não faz isto há um bom tempo vai se surpreender com a quantidade de coisas que têm disponível na máquina e não usa. Se estiver arrumando a máquina daquela tia que mal sabe ligar o computador então, provavelmente haverão toolbars, plugins e todo tipo de software porcaria ocupando o disco e a memória RAM.

Aproveite para limpar aquele monte de programas que ninguém usa e vêm instalados em todo notebook. Mas cuidado para não remover drivers necessários ao funcionamento dos seus periféricos! Na dúvida, uma googladarápida é a melhor saída.

Se você usa Chrome ou Firefox (claro que você usa um dos dois!) não se esqueça também de verificar as extensões que estão instaladas e tirar aquela porcaria que você colocou “só pra testar” seis meses atrás e esqueceu!

programas-e-recursos

Organize seus arquivos

Cada pessoa tem um método de organização (ou de desorganização) que gosta mais. Não faz muita diferença qual o critério que você usa nas suas pastas, mas se ainda não tem nenhum, é uma boa hora para começar. Veja a nossa sugestão:

  • Crie uma pasta central, com o seu nome ou apelido, no disco que preferir.
  • Crie subpastas dentro dela para cada uso que você dá ao computador. Por exemplo: trabalho, estudos e diversão.
  • Divida cada uma destas pastas por tema ou tipo de arquivo e organize a partir daí, conforme a sua necessidade.
  • Vasculhe as pastas comuns do seu computador por arquivos que possam estar perdidos, como “downloads”, “desktop” e “users”, jogando os arquivos para as pastas que você criou.
  • Pronto! Você acaba de criar um sistema. Com ele pronto, você apenas vai acrescentando novas subpastas conforme a necessidade e vai sempre saber onde guardou tudo!
  • Bônus: após guardar tudo o que é importante em suas pastas, você ficará surpreso com a quantidade de lixo digital que vai poder deletar do seu HD!

Faça um backup de todos os seus arquivos importantes

Agora que seus arquivos estão organizados, este passo é bem simples! Para melhorar, temos um guia prontinho pra te orientar nessa tarefa. Não nos cansamos de repetir o quanto é importante ter uma rotina estruturada de backup. Esse momento de faxina é ideal para começar a sua!

backup

Atualize seus programas

Agora que seu computador está organizado e limpo, é hora de garantir que a segurança está em dia. Atualize o seu antivirus e faça um check-up completo no sistema. Atualize também seus navegadores, sistema operacional e softwares que você usa no dia a dia.

Além de fecharem falhas de segurança e acrescentarem recursos, muitas vezes as atualizações também têm melhorias de perfomance!

Não deu certo? Comece do zero

Se a bagunça na sua máquina está realmente insuportável e nem mesmo este guia deu um jeito nos travamentos e na lerdeza, o melhor é reinstalar (ou resetar) seu sistema operacional. Sorte que você acabou de fazer um backup e não vai perder nenhum arquivo importante!

Começar com um computador limpo e ter que reinstalar os seus programas pode ser meio chatinho, mas hoje em dia é um processo simples e relativamente rápido. Além do mais, como seus arquivos estão bem organizados, vai ser moleza colocar tudo funcionando de novo.

aasdasd

Continue na linha!

Mesmo que você tenha precisado limpar a máquina e agora está com seus sistema tinindo de novo, seu trabalho vai ser perdido se você sair instalando todo tipo de porcaria e jogando suas pastas e arquivos em qualquer lugar. O principal benefício de separar um tempo para este tipo de faxina é criar um sistema que você pode seguir e ter a sua máquina sempre organizada e funcionando bem daí pra frente!

Tem mais alguma dica para quem vai dar aquela geral no seus sitema? Que tal contar pra gente, nos comentários?


Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *